A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou esta semana os serviços para o asfaltamento do anel viário do Santarenzinho. Os serviços foram iniciados pela Avenida Tomé de Sousa, no trecho entre a Avenida Fernando Guilhon e a Rua Bela Vista.
As obras foram vistoriadas pelo prefeito Nélio Aguiar na manhã desta quarta-feira (19) junto com o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões e vereadores Mano Dadai, Chiquinho da Umes e Alysson Pontes.
O asfaltamento do anel viário do Santarenzinho foi autorizado após assinatura de ordem de serviço no dia 20 de janeiro, em reunião que contou com a participação de representantes do governo e lideranças de 6 bairros (São Cristóvão, Novo Horizonte, Alvorada, Amparo, Conquista e Santarenzinho) que devem ser beneficiados com a obra. A expectativa do governo é que a obra beneficie mais de 50 mil pessoas, de forma direta e indireta.
Saiba Mais:
Para o prefeito Nélio a obra é mais uma vitória para o avanço da urbanização e infraestrutura nos bairros periféricos de Santarém. "São mais de quatro quilômetros de asfalto e um investimento de mais de R$ 5 milhões em uma parceria com o nosso governador Helder Barbalho, ao qual sou muito grato. É uma obra histórica que vamos iniciar após muito esforço técnico, pois nosso governo teve que destravar uma enorme burocracia que nos foi deixada. O povo da grande área do Santarenzinho já pode comemorar. Vamos trabalhar para trazer muito mais para os bairros dessa grande área. Infraestrutura, urbanização, mais qualidade de vida, saúde e mobilidade com segurança", disse o prefeito santareno.
O asfaltamento vai contemplar 5 vias. São elas: Trav. Resistência (entre Fernando Guilhon e Rua Ituqui), Rua Ituqui (entre Trav. Resistencia e Rua Jader Barbalho), Rua Jader Barbalho (entre Rua Ituqui e Rua São Jorge), Rua São Jorge (entre Rua Jader Barbalho e rua Tomé de Sousa) e a Rua Tomé de Sousa (entre Rua São Jorge e Av. Fernando Guilhon). Ao todo, 6 bairros serão favorecidos: São Cristóvão, Novo Horizonte, Alvorada, Amparo, Conquista e Santarenzinho. Os serviços estão sob a responsabilidade da empresa Construtora Norte do Tapajós (Construnorte).
Para os moradores do bairro o início dos trabalhos representa melhora na economia e trafegabilidade no local. A comerciante Daisy Bentes aguarda com boas expectativas o aumento no fluxo de seu estabelecimento. “A gente sabe que as pessoas dão preferência por trafegar em ruas asfaltadas. Então, esperamos um aquecimento nas vendas após o asfaltamento da Tomé de Sousa. Uma via que além de moradias, também possui muitos estabelecimentos comerciais que dependem de clientes para continuar funcionando”, ressaltou Daisy.
Segundo o cabeleireiro Ronaldo Souza, que reside no Santarenzinho há mais de 15 anos, os moradores do bairro aguardavam por muito tempo os serviços de melhorias nas vias. A promessa de recapeamento feita em governos anteriores, agora é concretização no Governo Nélio. “Nosso prefeito está cumprindo com o compromisso assumido e trazendo melhorias à nossa rua. Melhor ainda é que vai ser feito o asfalto não só da Tomé de Sousa, mas de várias ruas dentro do anel viário. Isso vai beneficiar muita gente com certeza.”
Leia também:
O asfaltamento do anel viário do Santarenzinho trará fluxo ao tráfego de veículos e irá desafogar vias como a Fernando Guilhon. O titular da Seminfra Daniel Simões explicou que a atual gestão tem se empenhado em provocar o crescimento econômico e urbano em Santarém, através do avanço do asfalto e com obras de grande porte, viabilizando e dando continuidade a convênios e contratos que estavam ‘emperrados’.
“Em 2017, existiam vários contratos de obras do governo anterior que estavam paradas e vários convênios que estavam na iminência de serem perdidos. Todos esses contratos foram trabalhados para que as obras fossem retomadas. Isso demonstra o compromisso do governo Nélio Aguiar com a população santarena. Agora, graças a este convênio celebrado entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado, a grande área do Santarenzinho será contemplada e seus moradores beneficiados”, salientou Daniel Simões.