Oportunidade. Palavra pequena, mas de muito significado para 377 alunos certificados hoje, 12, pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) em cursos ofertados pelo Telecentro de Informação e Negócios (TIN) e Casa Brasil, e para 15 empreendedores com a entrega de cartas de créditos em uma parceria da gestão municipal com o Banco Santander. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
O montante de R$ 34.000,00 foi entregue em cartas de crédito referente ao mutirão do microcrédito do projeto Prospera do Santander, ocorrido em 7 e 8 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizado junto com a programação da Campanha Negócio Legal, o que representa uma injeção de recursos na economia do município.
O Prospera é uma atuação voltada a pequenos empreendedores, geralmente de comunidades em estágio de desenvolvimento social e sem acesso a financiamentos.Adilson Alves beneficiado com o microcrédito.
Adilson Alves dos Santos estava desempregado e conseguiu, através do microcrédito, transformar uma informalidade em forma de renda. “Foi uma oportunidade que chegou em excelente hora. Eu estava desempregado e aprendi a costurar. Com o microcrédito consegui comprar equipamentos para impulsionar meu negócio. Formei um ateliê de cama, mesa e banho e estou prosperando.”
Capacitação para mais de 3 mil pessoas
Em 2019, 1043 alunos foram certificados. Desde o início do governo municipal sob a administração do prefeito Nélio Aguiar, 3.400 alunos já foram formados em diversos cursos, através do TIN e Casa Brasil. A Casa Brasil articula esforços, visando à construção de espaços públicos onde pessoas possam utilizar computadores, internet e outras tecnologias digitais. O TIN segue a mesma proposta. Juntos, os programas objetivam a inserção de todos na sociedade da informação, com oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.
Secretário Ruy Correa.“Estamos concluindo os cursos de 2019 com mais de mil alunos certificados. Fazemos a parceria com outros órgãos do governo. São programas desenvolvidos para formação profissional, que buscam atender as pessoas que querem melhorar a qualidade de vida através da profissionalização por cursos gratuitos. Temos ainda o microcrédito para atender os pequenos empreendedores que querem começar uma atividade por conta própria, e não tem acesso ao crédito que para estimular o negócio. É gratificante vermos que a população atende de forma positiva e que está sendo favorável a economia de Santarém”, enfatizou o secretário da Semdec, Ruy Correa.
Os cursos capacitaram usuários de programas sociais do município – Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Maria do Pará e Centro POP Dom Lino Vombommel. Além de alunos do Fasepa em situação de internação e semiliberdade.Benedita Andrade mostrando que conhecimento é para a vida toda.
Benedita Brito de Andrade, 74 anos, usuária do Cras Santarenzinho, recebeu o certificado pelo curso de informática. “Não tem idade para se qualificar, assimilei todo o conteúdo e se tiver novamente irei participar, pois quero continuar adquirindo conhecimento.”
Além do incentivo profissional, os cursos também ofertam a ressocialização. É o caso de L.P., atendido pelo Centro POP, que retomou os estudos e encontra na certificação uma vitória. “Foi maravilhoso. É uma luta, mas estou conseguindo. Esse é o primeiro passo que dou em minha vida, me profissionalizando e seguindo com os estudos. Agradeço muito a oportunidade que me fez perseverar em meus estudos.”
“Continuamos com a missão de cuidar das pessoas, dando oportunidade de renda, incentivando a empreenderem, estimulando o ingresso no mercado de trabalho. O desenvolvimento econômico através do TIN e Casa Brasil já capacitou muitos alunos e vamos continuar fomentando este propósito”, ressaltou o prefeito Nélio Aguiar.