1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura certifica alunos e entrega cartas de crédito em fomento ao empreendedorismo
Prefeitura certifica alunos e entrega cartas de crédito em fomento ao empreendedorismo Autor: Desconhecido

Prefeitura certifica alunos e entrega cartas de crédito em fomento ao empreendedorismo

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Oportunidade. Palavra pequena, mas de muito significado para 377 alunos certificados hoje, 12, pela...

Oportunidade. Palavra pequena, mas de muito significado para 377 alunos certificados hoje, 12, pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) em cursos ofertados pelo Telecentro de Informação e Negócios (TIN) e Casa Brasil, e para 15 empreendedores com a entrega de cartas de créditos em uma parceria da gestão municipal com o Banco Santander. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O montante de R$ 34.000,00 foi entregue em cartas de crédito referente ao mutirão do microcrédito do projeto Prospera do Santander, ocorrido em 7 e 8 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizado junto com a programação da Campanha Negócio Legal, o que representa uma injeção de recursos na economia do município.

O Prospera é uma atuação voltada a pequenos empreendedores, geralmente de comunidades em estágio de desenvolvimento social e sem acesso a financiamentos.Adilson Alves beneficiado com o microcrédito.

Adilson Alves dos Santos estava desempregado e conseguiu, através do microcrédito, transformar uma informalidade em forma de renda. “Foi uma oportunidade que chegou em excelente hora. Eu estava desempregado e aprendi a costurar. Com o microcrédito consegui comprar equipamentos para impulsionar meu negócio. Formei um ateliê de cama, mesa e banho e estou prosperando.”

Capacitação para mais de 3 mil pessoas

Em 2019, 1043 alunos foram certificados. Desde o início do governo municipal sob a administração do prefeito Nélio Aguiar, 3.400 alunos já foram formados em diversos cursos, através do TIN e Casa Brasil. A Casa Brasil articula esforços, visando à construção de espaços públicos onde pessoas possam utilizar computadores, internet e outras tecnologias digitais. O TIN segue a mesma proposta. Juntos, os programas objetivam a inserção de todos na sociedade da informação, com oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

Secretário Ruy Correa.“Estamos concluindo os cursos de 2019 com mais de mil alunos certificados. Fazemos a parceria com outros órgãos do governo. São programas desenvolvidos para formação profissional, que buscam atender as pessoas que querem melhorar a qualidade de vida através da profissionalização por cursos gratuitos. Temos ainda o microcrédito para atender os pequenos empreendedores que querem começar uma atividade por conta própria, e não tem acesso ao crédito que para estimular o negócio. É gratificante vermos que a população atende de forma positiva e que está sendo favorável a economia de Santarém”, enfatizou o secretário da Semdec, Ruy Correa.

Os cursos capacitaram usuários de programas sociais do município – Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Maria do Pará e Centro POP Dom Lino Vombommel. Além de alunos do Fasepa em situação de internação e semiliberdade.Benedita Andrade mostrando que conhecimento é para a vida toda.

Benedita Brito de Andrade, 74 anos, usuária do Cras Santarenzinho, recebeu o certificado pelo curso de informática. “Não tem idade para se qualificar, assimilei todo o conteúdo e se tiver novamente irei participar, pois quero continuar adquirindo conhecimento.”

Além do incentivo profissional, os cursos também ofertam a ressocialização. É o caso de L.P., atendido pelo Centro POP, que retomou os estudos e encontra na certificação uma vitória. “Foi maravilhoso. É uma luta, mas estou conseguindo. Esse é o primeiro passo que dou em minha vida, me profissionalizando e seguindo com os estudos. Agradeço muito a oportunidade que me fez perseverar em meus estudos.”

“Continuamos com a missão de cuidar das pessoas, dando oportunidade de renda, incentivando a empreenderem, estimulando o ingresso no mercado de trabalho. O desenvolvimento econômico através do TIN e Casa Brasil já capacitou muitos alunos e vamos continuar fomentando este propósito”, ressaltou o prefeito Nélio Aguiar.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.