1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura avança com distribuição de EPI's a profissionais de saúde
Prefeitura avança com distribuição de EPI's a profissionais de saúde Autor: Desconhecido

Prefeitura avança com distribuição de EPI's a profissionais de saúde

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Secretária Dayane Lima e enfermeira Alba Leal entregando EPI’s aos profissionais de saúde. Foto-Asco...

Secretária Dayane Lima e enfermeira Alba Leal entregando EPI’s aos profissionais de saúde. Foto-Ascom SemsaOs profissionais de saúde são os que estão mais expostos às infecções quanto ao atendimentos de pacientes suspeitos e confirmados com o novo Coronavírus. Para minimizar os riscos no atendimentos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou, na tarde deste sábado (11), Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) às equipes médicas que prestam assistência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Unidades de Atendimento Avançado.

"Entregamos agora à tarde mais EPI’s para a proteção dos nossos profissionais que têm o contato direto com os pacientes que são suspeitos ou confirmados para os casos de Coronavírus. Hoje os médicos da UPA e dos 24 horas recebem aventais, com material impermeável e que pode, depois de esterilizado, ser reutilizado e viseira que contribuirá para o prolongamento da troca das máscaras, pois o uso da viseira é uma medida protetora para criar barreira de qualquer partícula de saliva que entre em contato com a máscara”, destacou a secretaria de Saúde, Dayane Lima.

A enfermeira Dilcinéia Jorge Portela, coordenadora do fluxo da Covid-19, ressaltou a importância dos EPI’s para o fluxo de atendimentos. “A UPA está como referência desse processo de atendimento da Covid-19. Somos o hospital porta aberta para os casos suspeitos do Coronavírus. Quando o paciente chega no covidário, logo na entrada da UPA, passa pela classificação. São dois tipos, um para pacientes assintomáticos, que não apresentam nenhum sintoma, mas por alguma causa procuram o atendimento, esse é atendido, notificado e encaminhado, mas é monitorado por uma equipe da Semsa. O segundo são os que apresentam o quadro leve, moderado e grave que ficam internados no isolamento de coutch”, informou.

De acordo com a enfermeira, nesse isolamento há uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde o paciente fica em observação. "Se agravar a dispneia e evoluir para a necessidade da utilização do tubo, a partir desse momento, precisamos dos EPI’s, pois iniciam os procedimentos para encaminhar o paciente para uma sala semi-intensiva para o processo de intubação, para seguir o fluxo de transferência para o Hospital Regional, com o paciente estabilizado, para os atendimentos de alta complexidade".

A coordenadora destacou ainda que os EPI's são de suma importância para a prevenção do contágio de doenças e que os materiais estão dentro dos protocolos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde (MS).

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.