Morador do bairro São Francisco, Daniel dos Santos, aproveitou a ação para atualizar a vacina do seu cachorro A Quadra Poliesportiva da Escola São Francisco de Assis se tornou um grande consultório veterinário, na manhã deste sábado (30), para atender os pets dos Bairros São Francisco, Nova República e Vitória Régia. Foi a Primeira Ação de Saúde Animal, uma realização do Centro Universitário da Amazônia (Unama), que contou com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Também foram parceiros a entidade de proteção União Animal e o vereador Ronan Liberal Jr.
Garantir a saúde dos animais é uma forma de prevenção para evitar a existência ou mesmo proliferação de muitas doenças que atingem os homens.
Lais de Sousa Rocha aproveitou para vacinar seus gatosPara a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, a ação proporcionou a milhares de famílias dos bairros periféricos a oportunidade de fazer uma avaliação da saúde de seus animais. “Sabemos das dificuldades das famílias dos bairros mais afastados da área central, em conseguir atendimentos para seus animais, uma pelo transporte e outra pelo custo dos atendimentos que muitas dessas famílias não têm como custear. Para agravar mais ainda, este ano, pela não realização da campanha por falta de envio da vacinação antirrábica do Ministério da Saúde para os municípios, sentimos a necessidade de fazer esta importante parceria para cuidar dos animais que vieram até o Ginásio do bairro São Francisco, para os diversos atendimentos que foram oferecidos nesta manhã”, ressaltou Dayane.
O morador do bairro São Francisco, Daniel dos Santos, aproveitou a ação para atualizar a vacina do seu cachorro. “Vim trazer meu cachorro para que a vacina possa está em dia. Temos dois cachorros e dois gatos e todos, hoje, receberam esse atendimento. Eles que são bem cuidados e esta ação aqui no bairro facilita para as pessoas que não têm condições, e muitas das vezes não têm tempo para ir ao veterinário, é bom trazer no bairro. Os realizadores estão de parabéns”, elogiou Santos.
“Foram distribuídas 200 fichas para consultas e algumas doses de vacina, com encaminhamento de exames para clinicas ou laboratórios. A Secretaria de Saúde está ajudando muito. Foi uma ótima iniciativa e espero que outros municípios façam também ações como essa, pois a população corresponde com trabalhos como esses, pois é uma crescente o número de pets na casa das famílias, e o cuidado com eles está sendo maior, porque um pet é como se fosse um filho”, ressaltou a médica veterinária, Márcia Sueli Coelho Vieira quando falou sobre os atendimentos da ação.
Secretária de Saúde Dayane Lima e parceiros da Ação Saúde AnimalA jovem Lais de Sousa Rocha, que mora no bairro Santo André, mesmo não estando na área de abrangência da ação, aproveitou para vacinar seus gatos. “Estou aproveitando para fazer todas a vacinas delas, essa é a Gatoluna, vim para deixar a saúde dela em dia, pois tenho muitos cuidados com ela. Ela é castrada, só dou ração e não deixo sair pra rua. Na minha família temos quatro pets e são membros da família, são muito queridos”, destacou.
A presidente do bairro Vitória Régia, Leuíce Melo, fez a articulação em conjunto com os presidentes das Associações dos bairros São Francisco e Nova República. “Os três bairros estão muito felizes com os atendimentos para os animais dessas áreas. Sabemos que a vacina e as consultas são muito importantes para os nossos animais, que também têm seus direitos. Quem ama cuida, então as pessoas que amam de fato seus animais aproveitam de fato essas oportunidades para cuidar deles. Mobilizamos nas escolas, nas igrejas, nas Unidades de Saúde e a população correspondeu”, finalizou.
A Primeira Ação de Saúde Animal realizou procedimentos de vacinação, vermifugação, atendimentos médicos e educação em Saúde.