Fiéis lotaram a Igreja de São Francisco de Assis neste domingo (02), para participar da missa que elevou oficialmente Santarém a Arquidiocese e empossou Dom Irineu Roman como o primeiro Arcebispo do município. O prefeito de Santarém Nélio Aguiar que entregou na última sexta-feira (28), a chave do município em um ato simbólico de boas-vindas a Dom Irineu, acompanhou a celebração eucarística.
A solenidade contou ainda com a presença do representante do Papa Dom Giovanni D’Aniello para oficializar a instalação da província eclesiástica, de bispos da Regional Norte 2 e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da primeira-dama e secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, da secretária municipal de Meio Ambiente, padres, vereadores, órgãos de segurança e comunidade católica.
O prefeito Nélio Aguiar destacou o quão importante o acontecimento é para a cidade. “Hoje, vivemos um dia histórico com a instalação da Arquidiocese de Santarém e recebemos também com muita festa e emoção o nosso primeiro Arcebispo, Vossa Excelência Reverendíssima Dom Irineu Roman. Apresento nossa Santarém. Uma cidade-mãe e acolhedora, que cuida de seu povo e de outros 21 municípios. Vossa Reverendíssima terá toda a oportunidade de exercitar e de compartilhar, em nossa cidade, os ensinamentos que adquiriu em sua vida religiosa. Agradecemos ao Papa Francisco, Dom Giovanni D’Aniello, por essa grande dádiva. Representa o atual momento que vivemos: de recuperação, de crescimento e desenvolvimento. É um presente grandioso para o povo católico de Santarém.”
O primeiro Arcebispo reafirmou a principal missão em Santarém. “Estou aqui para trabalhar a igreja viva com todos vocês. Estou aqui para servir com fé, amor e dedicação. Importante é caminhar e juntar com todas as forças que temos. E tudo será feito para o bem e desenvolvimento humano, social, cultural e ambiental", afirmou Dom Irineu.
O município de Santarém foi elevado de Diocese à Arquidiocese de Santarém. Será, agora, a Sé metropolitana da Província Eclesiástica de Santarém. Vai pertencer ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A então diocese foi elevada a arquidiocese pelo Papa Francisco, em 6 de novembro de 2019.
A Arquidiocese de Santarém se estende agora 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias distribuídas em sete municípios paraenses: Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Monte Dourado e Prainha.