1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Por meio do 'Samuzinho', Prefeitura e Cepes qualificam profissionais em urgência e emergência
Por meio do 'Samuzinho', Prefeitura e Cepes qualificam profissionais em urgência e emergência Autor: Desconhecido

Por meio do 'Samuzinho', Prefeitura e Cepes qualificam profissionais em urgência e emergência

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Concluintes do curso técnico em Enfermagem, do Cepes, estão aptos a atender demandas em urgência e e...

Concluintes do curso técnico em Enfermagem, do Cepes, estão aptos a atender demandas em urgência e emergência. Foto-Ascom Semsa

Uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está possibilitando a formação de novos profissionais na prestação de serviços de urgência e emergência. Na noite dessa última quinta-feira (21), alunos concluintes do curso técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes) receberam certificação que lhes confere o título de Samuzinhos, pela conclusão da qualificação em primeiros socorros e atendimento básico pré-hospitalar, fruto de parceria com a instituição de ensino técnico e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A Diretora do Cepes, Daniela Bernardes, ressaltou o compromisso que a instituição tem em preparar profissionais para oferecerem serviço humanizado. Para a diretora, o Samuzinho contribuirá para que os novos profissionais sejam um diferencial em sua profissão.

"O Cepes, mantido pela Fundação Esperança, atua há 23 anos formando profissionais na área da saúde. Essa turma específica, que terminou o curso técnico em enfermagem, foi agraciada com essa qualificação, por meio da Prefeitura. Esses jovens que receberam esse treinamento estão capacitados para salvar vidas. Fizeram o curso de 21 meses e essa qualificação só vem agregar com os conhecimentos que adquiriram durante o curso".

Os alunos tiveram em sua grade curricular atividades de primeiros socorros. "Porém, esse do SAMU foi bem específico, por conta da experiência que os profissionais têm, as situações de urgência e emergência que enfrentam todos os dias. Isso será um diferencial no currículo desses novos profissionais", observou a diretora do Cepes.

Pâmela Canindé do Nascimento, concluinte do curso, sente-se preparada para desenvolver as habilidades que aprendeu. "Aprendemos muito com nosso curso e com o SAMU, esses conhecimentos se tornaram ainda maiores, principalmente, em atender as pessoas de forma humanizada. Aprendemos muitos procedimentos, praticando com os profissionais que trabalham todos os dias com os atendimentos de urgência e emergência, para prestar assistência adequada a cada caso".

O coordenador de Enfermagem do SAMU, Joziel Colares, considerou ser relevante a preocupação em treinar novos profissionais. "Eles serão agentes multiplicadores, esse é o real objetivo de estarmos desenvolvendo o Projeto Samuzinho. Hoje, esses jovens estão preparados para exercer seu trabalho em qualquer instituição, triplicar esses conhecimentos e a prova disso será durante a caminhada do Círio no domingo. Eles estarão à disposição para intervir em qualquer situação que se apresente. Agradecemos à direção do Cepes pela parceria, a nossa secretária de Saúde, Dayane Lima, pelo apoio no sentido de fortalecer as ações do SAMU em Santarém".

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, ao parabenizar os concluintes enalteceu a formação dos novos profissionais. "Quero parabenizar todos os formandos e formandas por esse treinamento. Fico muito feliz em ver jovens procurando se capacitar, investir em si mesmo, para o seu crescimento e aos instrutores que foram os formadores e disseminadores dos conhecimentos adquiridos no curso. Eu fiz parte da implantação do SAMU em Santarém, quando fui secretário de Saúde em 2005, trabalhamos para trazer o SAMU para Santarém. Na gestão do Emanuel [ex-secretário de Saúde] foi feita a inauguração. Isso foi um avanço muito grande para a saúde do município e hoje chegamos aqui, neste evento de vanguarda em Santarém, que é formar esses jovens para prestação de serviço de urgência. na simulação que presenciei e todos aqui perceberam que eles estão capacitados para exercer e desenvolver essa importante habilidade de cuidar das pessoas, salvando vidas", destacou o prefeito.

Nélio também lembrou os avanços na área de urgência e emergência. "Antigamente, quando ocorria algum tipo de acidente, ou era seu carro, ou era o do vizinho, pegava-se de qualquer jeito o paciente, colocava no porta-mala ou no banco de trás e iam tentando reanimar a pessoa até a chegada no hospital. Era desesperador para quem acompanhava. Hoje temos uma equipe altamente capacitada, com uma central telefônica, com orientações para o deslocamento da equipe, que tem todo um suporte para fazer os primeiros socorros e que todos os dias evitam mortes e trabalham para que não haja nenhuma sequela ao paciente, de forma segura e humanizada".

O Samuzinho é um projeto de disseminação de conhecimentos e sua finalidade é tornar-se uma referência na formação de multiplicadores quanto ao atendimento de urgência e emergência. De acordo com a coordenação, o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) já sinalizou a parceria para os cursos da instituição.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.