Usuários do Cras Santana tiram dúvidas sobre doação de sangue e medula óssea. Foto-Ascom SemtrasO Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santana em parceria com o Hemocentro de Santarém promoveu uma reunião na tarde de quinta-feira (13) para os usuários do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) sobre a doação de sangue e medula óssea.
A assistente social do Hemopa, Telma Suane, foi a palestrante. Ela orientou, tirou dúvidas e repassou as informações sobre a importância da doação de sangue contribuindo para salvar vidas.
A coordenadora do Cras Santana, Alayne Alves, agradeceu a parceria com o hemocentro por disponibilizar uma profissional para tirar as dúvidas dos usuários. "Foi importante esse momento com nossos usuários, pois sabemos da necessidade da doação de sangue e medula óssea para salvar vidas, por isso nós firmamos essa parceria nesse mês de carnaval em que sabemos que a necessidade do hemocentro aumenta, para orientar nossos usuários. Todos aproveitaram para saber um pouco mais e levar para seus lares e vizinhança a importância da doação de sangue".
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.