Servidores da Semtras em frente as agências da CEF, orientando usuários sobre serviços para evitar aglomerações. Foto-Mauro Nayan
Em tempos de pandemia provocada pela Covid-19, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), leva orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e o auxílio emergencial, programa do Governo Federal que tem levado pessoas a formarem extensas filas e aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal.
Os atendimentos iniciaram nesta quarta-feira (29). A Secretaria disponibilizou equipes para conversar com as pessoas nas filas e sobre o que buscavam nas agências naquele momento.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Marlen Ribeiro, foram abordadas pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 742 pessoas. Elas foram orientadas sobre seus casos. Após os esclarecimentos, muitas deixaram as filas, pois em algumas situações não era caso de ir até a agência, algumas apresentavam situações que deviam aguardar deliberação, por exemplo: conta bloqueada ou benefício ainda em análise.
"A população deve aguardar todos os trâmites relacionados ao auxilio emergencial. Indo até as agências, além de se colocarem em risco de contaminação ao vírus, elas conseguirão resolver quando chegar sua vez", ressaltou a coordenadora.
“Nossa preocupação só aumenta com o risco da população em tamanha exposição, por isso nós estamos enviando essas equipes para as filas. Nós ampliamos os atendimentos com mais um canal para a população tirar suas dúvidas. Agora, temos dois números (93) 99134-8542 ou (93) 99195-2075 além do 111 [Governo Federal]. Alertamos que não saiam de suas casas sem a sinalização do Governo Federal sobre os trâmites. Sabemos que os servidores da Caixa nada poderão fazer enquanto o processo ainda estiver em análise", pontuou a titular da Semtras, Celsa Brito.
Nesta quinta-feira (30), as equipes retornarão às agências de 8h às 12h para ajudar a diminuir o fluxo e orientar a população a utilizar EPI's, como máscaras, além de respeitar o distanciamento mínimo obrigatório de 1,5 m.
Serviço - A Prefeitura reforça que está à disposição da população os contatos telefônicos (93) 99134-8542 ou (93) 99195-2075, com expediente de 08 às 14h, de segunda a sexta-feira. O Governo Federal conta com a linha 111.