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Pacientes com covid-19 internados na UPA 24h ganham “Prontuário Afetivo” Autor: Desconhecido

Pacientes com covid-19 internados na UPA 24h ganham “Prontuário Afetivo”

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
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Autora: Natashia Santana

 

Prontuário diferente busca gerar um ambiente de personalização do atendimento aumentando o acolhimento e a proximidade entre o paciente e o profissional.

Um prontuário é um documento no qual os profissionais de saúde listam informações a respeito do quadro clínico do paciente. Há uma semana, um prontuário diferente foi implantado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas auxiliando pacientes, familiares e profissionais da saúde no enfrentamento à covid-19. É o ‘Prontuário Afetivo’ em que as informações são relacionadas aos gostos e hobbies do paciente, colocando a pessoa no centro ao invés da doença.

As informações são coladas em um papel e afixadas próximas aos leitos. Gelza Sousa, 50 anos, é uma paciente natural de Alenquer que veio para Santarém em busca de atendimento na UPA devido ao agravamento da doença com saturação abaixo de 70% e desconforto respiratório. Na Unidade, iniciou o tratamento e tem sido acompanhada pela equipe médica de fisioterapeutas, enfermagem e psicossocial. Atualmente, aguarda transferência para um Hospital de alta complexidade.

Gelza é mãe de seis filhos e avó de um netinho que a aguarda ansioso em casa. Por meio do ‘Prontuário Afetivo’ todos da equipe sabem que ela é cheia de fé e coragem e é devota de Santo Antônio, padroeiro da cidade onde mora. Em seu prontuário pediu para anotar a frase “Deus é todo poderoso”. “Eu tenho certeza que eu vou sair dessa, vou voltar para o lado da minha mãe, para os meus filhos, para os meus irmãos e amigos. Eu vou voltar com muito mais força e muito mais fé. Eu vou superar tudo isso”, disse emocionada.

A responsável pela ação é a psicóloga da Unidade, Ariane Macedo, que destaca como o projeto tem atingido não apenas os pacientes, mas também os colaboradores aumentando a interação e o contato entre ambos. “A intenção é gerar afeto, carinho, atenção e a proximidade entre pacientes e a equipe multiprofissional. Além disso, gerar um ambiente de personalização do atendimento, o qual aumenta o acolhimento, o carinho e o amor”, explicou a idealizadora do projeto.

De acordo com a psicóloga, os prontuários são construídos a partir do diálogo com os pacientes e familiares onde são descritos os gostos, desejos e as peculiaridades dos internados.

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