Dotada de Infraestrutura física e paisagística, a Orla do Maracanã trará comodidade com melhorias no acesso à praia e às barracas existentes, aumentando a segurança dos visitantes, moradores, frequentadores, usuários das barracas e dos banhistas, ainda aumentará o conforto ambiental na área. A obra proporcionará apreciação plena das belezas do local, com aproveitamento de seus espaços.
Seguindo as especificações técnicas e ambientais, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) avança com as obras da orla do Maracanã.
A empresa responsável, Moita Pessoa Serviços de Construção Civil Ltda, já realizou serviço de terraplenagem na área do estacionamento. Agora, a equipe está com a cravação das estacas e armação de blocos e ferragens, além da concretagem de ferragem e bloco. Após isso serão feitas a regularização e limpeza da praia.
Patrícia Medeiros da Silva trabalha há 2 anos em uma barraca, mora próximo à praia e contou que sabe o que contempla o projeto, esperando a melhoria no local. “Vejo todos os dias as equipes trabalhando aqui. Em uma reunião com os donos de barraca foi apresentado o projeto e quem participou explicou como é a obra para os que não puderam comparecer. Sabemos que toda obra gera transtorno, mas também sei que depois de pronta a orla vai melhorar para todos que frequentam a praia do Maracanã”, contou.
O titular da Seminfra, Daniel Simões, destacou que o projeto prevê a construção de uma estrutura com espaço para contemplação da natureza e otimização da economia ao promover o uso do local também pela noite. “Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal José Priante, no valor de R$ 3.800.926,63, sendo R$280.508,39 de contrapartida do Governo Municipal. Os recursos são destinados para a construção de 540m de passarela (com 3 escadas e 1 rampa de acesso à praia) e 60m de píer avançado para contemplação (1 escada e 1 rampa de acesso a praia), tendo 5m metros de largura em concreto armado com 2.801,41m² de piso em ladrilho hidráulico, 1.247,21m² de guarda corpo em tubo metálico, Iluminação pública e 4.533,04m² de estacionamento e acessos com pavimentação em blockret, calçadas em piso cimentado contendo Iluminação pública”, explicou.
Vale ressalta que o projeto foi encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e constatou-se que a atividade consta como passível de licenciamento ambiental, conforme atesta o anexo único da Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). O órgão ambiental está fazendo o monitoramento da construção e avaliação para evitar qualquer grave impacto, sendo que a obra é de fundamental relevância para o desenvolvimento turístico e econômico, especialmente dos vendedores e moradores da área do bairro Maracanã e adjacências.