Orientações em olarias e cerâmicas. Foto-Ascom Semsa
Com o objetivo de reduzir dos índices de acidentes de trabalho nos segmentos de olarias e cerâmicas, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou no período de 04 a 06 de março, a semana de conscientização para prevenção de acidentes de trabalh. A programação foi desenvolvida pelo Centro de Referência de Saúde do Trabalhor (Cerest)/Baixo Amazonas, que teve como tema: Para a sua proteção – EPI é a Solução.
A secretaria de Saúde, Dayane Lima, destacou a importância deste evento. "Programações como esta são importantes para manutenção da saúde do trabalhador, focado na prevenção, levando informações importantes tanto para o empregador, quanto para o empregado, no que refere a comportamentos seguros para evitar acidentes de trabalho nas olarias e cerâmicas da cidade, principalmente em relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual, o EPI".
Palestra com a equipe do Cerest e Ministério Público do Trabalho. Foto-Ascom Semsa“A semana foi muito positiva, pois conseguimos sensibilizar os profissionais que trabalham nas olarias e cerâmicas de Santarém, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e empresários para a importância do uso dos EPI’s, para a segurança e saúde do trabalhador, com visitas nesse ramo de atividade e distribuição de materiais informativos. O Cerest sempre cumprindo sua missão de desenvolver ações que garantam a promoção da saúde do trabalhador”, avaliou o coordenador do Centro de Referência do Trabalhador, Nilton Santos.
Para o presidente do Sindicato das Cerâmicas de Santarém (Sindcer) Tapajós, Gilliarde Gomes de Oliveira, que também trabalha na cerâmica Curuá-Una, o evento é uma oportunidade de reciclagem de conhecimentos. “A Semana foi importante sim. Essa questão da parceria do Cerest, foi uma importante reciclagem, com informação bem abrangente sobre o uso de EPI’s, cuidado com manuseio de ferramentas, limpeza e organização do ambiente de trabalho, para favorecer a saúde do trabalhador. Mesmo que as empresas tenham o profissional técnico e segurança, sempre é bom termos uma reciclagem como essa", ressaltou.
Durante a semana, foram realizadas ações nas cerâmicas Curuá-Una, Vale do Tapajós, Santo André, Argentina e Asteca.