Autora: Geisa de Oliveira
A chegada de um bebê gera uma expectativa muito grande no seio familiar, pensando em ajudar nessa fase, foi realizada uma oficina de geração de renda de forma remota para as mais de 30 grávidas acompanhadas pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Programa Criança Feliz - PCF. A oficina trouxe um passo a passo de como confeccionar enfeite para porta do quarto do bebê.
De acordo com a coordenadora do Programa Criança Feliz, Luiza Amazonas, essa atividade além de dar ideia para as mães, poderá ainda contribuir como uma fonte extra de renda para a família. “Diante da pandemia da covid- 19, algumas famílias optaram por continuar o acompanhamento via whtasapp, por isso estamos preparando vários vídeos para a continuidade desse processo. Essa oficina foi direcionada para as grávidas, mas atendemos crianças de 0 a 3 anos que estejam inseridas no Cadastro Único e, de 3 a 6 anos inclusas no Benefício de Prestação Continuada”, esclareceu Luiza.
“Com a realização dessas oficinas de geração de renda buscamos contribuir com a autonomia dos nossos usuários. E nesse caso, direcionamos para as grávidas do Programa Criança Feliz, proporcionando a interação mãe-bebê”, pontuou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Além das instruções por meio do vídeo, as grávidas acompanhadas pelo programa receberam o material para a confecção do artesanato. A oficina foi preparada pela orientadora social Luana Monteiro do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari.
Luana contou que foi utilizado materiais de baixo custo, como tecido, feltro, enchimento, fitilho, agulha, cola quente, tesoura, botão ou miçanga, lápis e papelão, linha.
O PCF é desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República; São José Operário; Urumari; Santana e Santarenzinho.
A equipe do Programa Criança Feliz é composta por 5 supervisoras e atualmente está com 36 visitadores, que aplicam o método CDC (Cuidados com o Desenvolvimento da Criança) do Unicef.
Santarém fez a adesão ao Programa Criança Feliz no âmbito da Proteção Social Básica em 2018. Ele tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
As famílias interessadas em fazer parte do programa Criança Feliz que estejam no seu perfil, dentro das áreas de abrangência dos Cras Nova República; São José Operário; Urumari; Santana e Santarenzinho, podem procurar para realizar a inscrição.
O Programa é coordenado pela Semtras, que articula as ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos. Com a implementação de ações no campo das políticas públicas. O Programa apoia as famílias para o exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças.