"Crianças, professores e pais se envolveram na mobilização que contou com a presença do Papai Noel"
Troca de brinquedos animou a criançada. Foto: Masih Saldanha.A garotada teve uma manhã especial na Escola Aldo Ferreira, situada no Residencial Salvação. Nesta sexta-feira (20), os meninos e meninas puderam trocar 5 unidades de garrafas PETs por brinquedos.
Essa é a segunda etapa do projeto Natal Ecológico desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) / Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) e do projeto de pesquisa “O Papel dos atores sociais no mercado de reciclagem em Santarém” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).Natal Ecológico contou com a presença do Papal Noel. Foto: Masih Saldanha.
“É um incentivo para as crianças. Com isso, eles retiram as garrafas que seriam descartadas junto com o lixo doméstico ou pelas ruas. Então, eles já guardaram, muitos não tinham em casa, saíram catando e trouxeram para poder trocar. Toda criança gosta de receber um brinquedo”, disse a professora Amélia Silva.
A mãe do aluno Nazaré Ribeiro observou que a mobilização ajuda no processo de ensino e aprendizagem. “É uma ação de lazer junto as crianças. É maravilhoso. É uma oportunidade dos meus filhos entenderem o que é a reciclagem”. Garotada se divertiu com a ação. Foto: Masih Saldanha.
A intenção do Projeto Natal Ecológico é retirar do meio ambiente o maior número de garrafas PET’s possível. Para isso usa a educação ambiental e o estímulo através da troca de brinquedos, por se tratar de uma data natalina.
“Tivemos a presença do Papai Noel, mas Natal também é momento de levantar essas reflexões e despertar a consciência ambiental especialmente com as crianças, envolvendo educadores e os responsáveis”, destacou o educador ambiental Rondinely Vieira.
Leia também:
Na primeira fase, a Escola recebeu palestra abordando a questão da destinação correta dos resíduos, cine ambiental e ainda teve uma oficina de reciclagem para produtos artesanais natalinos.Iniciativa envolveu educadores, pais e alunos. Foto: Masih Saldanha.
O projeto da Ufopa é uma inciativa de coleta seletiva que será apresentado no Residencial em 2020.
O Residencial Salvação possui cerca de 3 Mil 806 casas e abriga em torno de 14 Mil pessoas o que gera uma quantidade de resíduos em elevada escala. Ao se levar em consideração que uma pessoa gera em torno de 0,800 kg de resíduo diariamente, são produzidos pelas famílias do conjunto habitacional cerca de 11 toneladas por dia.