Mesmos serviços do Lago Grande serão realizados no TapajósChegou a vez das comunidades da região do Tapajós receberem as ações de combate e de prevenção à pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estará na região do Tapajós, para atendimento de pessoas com síndrome gripal, neste sábado (06) e neste domingo (07). No sábado pela manhã, a equipe estará no distrito de Boim e, à tarde, na comunidade de Suruacá. No domingo pela manhã, a Prefeitura estará na comunidade de Parauá e, à tarde, na comunidade de Suruacá.
A secretária de Saúde, Dayane Lima, falou que a ação é a sequência no enfrentamento da covid-19, pois a primeira estratégia foi fazer o acompanhamento das pessoas com síndromes gripais, através da equipe técnica de monitoramento.
“Desde o início dos nossos trabalhos para o enfrentamento e bloqueio da transmissão do coronavírus, quando o trabalho foi identificar as pessoas com sintomas gripais tanto na área urbana, quanto no interior, monitoramos a pessoas por telefone e agora dentre as estratégias de assistência a nossa população ribeirinha, estamos retomando com as viagens , principalmente para levar às pessoas, testes para detecção da covid-19, em pacientes suspeitos”, explicou.
Dayane falou ainda, que por conta da mudança dos cronogramas das viagens da Unidade de Saúde Fluvial Abaré, as comunidades ficaram sem atendimento mais direto dos profissionais de saúde, mas que os profissionais de saúde das Estratégias Saúde da Famílias, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região de rios, sempre receberam orientações para os atendimentos de pessoas com síndromes gripais e suspeitos de coronavírus. A viagem só foi possível, pela locação de uma embarcação para a logística da equipe para as comunidades.
Para o prefeito Nélio Aguiar, a guerra contra a pandemia do novo coronavírus deve ser enfrentada por todos. Ele afirma que várias frentes de trabalho da Prefeitura atuam em diversos setores diferentes e que as comunidades ribeirinhas fazem parte dessa estratégia de combate.
“Vamos proteger toda a população santarena, seja do Planalto, zonas urbanas e Rios. Sabemos de nossas dificuldades em razão das características geográficas, mas com a ajuda de todos vão vencer esse inimigo invisível. Já fomos ao Lago Grande e Arapiuns, agora chegou a vez do Tapajós e mais comunidades estão em nosso planejamento”, disse o prefeito.