Evento discutiu temas sobre cidadania e ações de educação fiscal.Membros do Grupo de Educação Fiscal de Santarém (GMEF) participaram do “Seminário de Educação Fiscal: podemos transformar o Brasil?”. O evento ocorreu na segunda (09) e terça-feira (10) no auditório do Banco Central do Brasil, em Belém, e teve como objetivo discutir temas sobre cidadania e as ações de Educação Fiscal no estado do Pará.
Josilene Pinto, secretária de gestão, orçamento e finanças. De acordo com a coordenadora do GMEF e secretária de Finanças de Santarém Josilene Pinto, o seminário voltado para servidores públicos representa um momento importante com debates, palestras e apresentações de experiências exitosas acerca da temática educação Fiscal. “A importância desse encontro é justamente fazer uma análise sobre os municípios, principalmente, o que estão fazendo no sentido de trabalhar a educação fiscal em suas localidades. É gratificante a gente ver o quanto a educação fiscal cresceu no município de Santarém, tanto que trouxemos para esse seminário as boas práticas que desenvolvemos na temática educação fiscal, mostrando de que maneira o município de Santarém trabalha para ser exemplo a outros municípios”, destacou.
Sara Silva, membro do GMEF Santarém, considerou importante a presença de Santarém no seminário. “Santarém é a cidade que mais tem produzido educação fiscal. Estamos há 13 anos trabalhando ininterruptamente, principalmente nesse momento bom, onde Santarém aparece no cenário nacional com 23 projetos habilitados no Prêmio Nacional. Neste encontro apresentamos não somente um case de sucesso, mas uma motivação para os demais municípios que já tem grupos de educação fiscal instituídos por lei”, disse.
O evento foi promovido pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap), em parceria com o Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará (Gefi), Controladoria Geral de União (CGU) e Secretaria Estadual de Articulação e Cidadania.