Alunos recebendo informações quanto ao teste rápido.A Escola Municipal Maria de Lourdes, no bairro do Livramento, recebeu na tarde desta quinta-feira (12) a última atividade do Saúde e Prevenção nas Escolas, programa desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de disseminar informações para sensibilizar o público escolar quanto aos cuidados e prevenção das Infecções das Doenças Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com vista na promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva saudável. O programa é coordenado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Para a aluna do 8º ano, Raiana Carolina de Siqueira Melo, as informações serão úteis para compartilhar com sua família e amigos. “A palestra foi essencial. Muitas coisas que ele falou eu não sabia, essas questões de ferimentos, verrugas, escovas de dente, não tinha a mínima ideia que poderia ter um vírus lá, do brinco, do esmalte, não sabia. Então, para mim ajudou bastante, pois vou repassar essas informações para a minha família e amigos, assim vamos poder nos proteger, isso é muito bom”, frisou.
O coordenador da Pastoral da AIDS, Frei Haroldo “A preocupação da igreja nessa campanha é levar o máximo de informações, pois a igreja compreende que a vida, não está desassociado da sexualidade, tudo é um dom de Deus e temos que viver a vida com saúde e responsabilidade. Essa faixa etária que a gente visita nas escolas é a que tem ocorrido muita incidência e a igreja vem para fazer o pastoreio, para indicar o caminho correto a seguir, que é a informação para a prevenção, pois a campanha da Pastoral da Aids para esse ano é, cuide bem de você e todas as pessoas que você ama, e estamos nessa missão”, explicou.
O aluno, Elder Michel Alves dos Santos, “Achei muito interessante, é uma palestra que deveria acontecer mais nas escolas, para falar sobre a sexualidade, para falar sobre os sintomas das ISTs, eram coisas que eram desconhecidas para mim, como a verruga, o corrimento e com as informações ficou muito claro e agora podemos imaginar o que acontece quando a pessoa contrai uma doenças dessas e podemos nos prevenir, fazendo os exames, pois, sem a gente saber dos sintomas e o que pode causar, a gente se preocupa. Agora a gente pode tomar cuidado muito mais, pois podemos imaginar o que pode acontecer se a gente não se cuidar”, endossou.
Enfermeiro Erek Fonseca falando sobre os meios de infecções do HIV e Hepatites Virais.“As ações do Saúde e Prevenção na Escola encerra suas atividades aqui no bairro do Livramento, que traz hoje aqui na Escola Maria de Lourdes informações sobre prevenção para o público infanto-juvenil de 13 a 24 anos, a qual está acontecendo a maior incidência pelo vírus do HIV. Encerramos, desenvolvendo nosso objetivo principal que é levar informação” ressaltou o enfermeiro coordenador do Programa, Erek Fonseca, ao falar sobre o encerramento das ações do programa em 2019.
A secretária de Saúde, Dayane Lima ao parabenizar a equipe falou que em 2020 o programa contemplará outros educandários. “Estamos muito contentes com o resultado das ações do programa nas escolas do município e do estado, pois conseguimos sensibilizar muitos adolescente e jovens, que levarão informações para as suas famílias e seus amigos, que com certeza ajudarão outros pessoas a terem mais responsabilidades quanto a prevenção e os cuidados que devem tomar para não serem infectados com as ISTs e outras que requerem cuidados com os compartilhamentos de objetos que possam transmitir as hepatites virais”, concluiu.Testagem dos alunos da escola Maria de Lourdes.
A programação do Programa Saúde e Prevenção na Escola fez parte das ações da Campanha Dezembro Vermelho que levou para os alunos testes rápidos e educação em saúde, e ainda seguirá com as seguintes programações
13/12 – Ação na Praça do Pescador, a partir das 17h.
16/12 – Palestra e Testagem na Unicesumar .
19/12 - Ação do Dezembro Vermelho na Praça do bairro Santarenzinho.