Edvan Lopes e Agentes de Endemias durante abordagem a morador do LivramentoO bairro Livramento recebeu, nesta sexta-feira (29), 64 Agentes de Endemias e 4 Agentes comunitários de Saúde durante a ação do Dia D de Prevenção e Combate à Dengue. 1.697 imóveis foram visitados. A ação ocorreu no bairro devido ao alto índice de infestação predial, com 5,455.
A Agente de Endemias do Jardim Santarém, Maria do Socorro Monteiro, que também atua nos bairros da Esperança e Aeroporto Velho, apontou o principal problema para o aumento da infestação predial: são os cuidados com caixas-d’água. “Nós somos Agentes de uma determinada área, mas temos a consciência de que temos um compromisso com Santarém, por isso sempre que somos chamados para atender outras áreas, participar de outras ações para combater possíveis focos do mosquito e foi o que fizemos aqui no bairro do Livramento, eliminamos e tratamos focos. Os focos mais encontrados foram relacionados a caixas-d’água semiabertas, com tempos sem fazer a limpeza. Todos os moradores receberam orientações quantos aos cuidados que devem ter para o combate do mosquito”, explicou.
Jacknilson Macedo da Costa, supervisor das áreas de atuação do Livramento, São José Operário, Uruará e Santana, falou sobre a ação. “Devido ao Lira, que é o Levantamento do Índice Rápido que detectou uma incidência alta aqui no bairro Livramento e a gestão municipal entendendo que é um problema sério para saúde do município. Os reservatórios são os maiores problemas, sabemos que por conta da falta de água, muitas pessoas acondicionam a água em caixas-d’água e em outros reservatórios e não se preocupam com esse acondicionamento, geram assim focos do mosquito”, destacou.
Jacknilson da Costa, supervisor das áreas de atuação do LivramentoJacknilson falou ainda que o trabalho que foi desenvolvido no dia D com a sensibilização dos moradores para os cuidados que devem ser com os reservatórios de água, ajudarão a diminuir os índices apresentados no final da visita. Disse ainda que o morador ainda não se conscientizou que no limite de sua residência o principal responsável para a manutenção da área limpa para evitar os focos do mosquito, é do próprio morador.
O coordenador do programa da Dengue em Santarém, Edvan da Silva Lopes, avaliou como positiva ação do Dia D no Livramento. “O trabalho foi bem programado, divulgamos bastante aqui na comunidade, todos os Agentes responderam ao nosso chamado, juntamente com os ACS da área, agradecemos a associação que foi nossa parceria e nos cedeu o barracão para fazermos nossa base para a logística, que foi de grande importância, e hoje eliminamos vários focos, impossibilitando a proliferação do mosquito, que iriam trazer o agravo que é a Dengue. Mesmo com o aumento para 6,48%, conseguimos fazer esse trabalho que com certeza contribuirá para diminuir essa incidência, pois orientamos os moradores e eliminamos esses focos”, detalhou.
Os trabalhos de vistas domiciliares para o monitoramento continuarão, não só no Livramento, mas em todas os bairros, dos 14 estratos epidemiológicos.
Agentes inspecionaram mais de 1,6 mil imóveis no Livramento.