Termo de doação para curso de panificação foi assinado
Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura de Santarém celebrou a assinatura do termo de doação dos equipamentos para viabilizar o curso de panificação, que faz parte do programa municipal de Qualificação Profissional.
Os equipamentos foram doados pela Louis Dreyfus Company (LDC) e serão utilizados no projeto de capacitação de jovens, que terá, inicialmente 40 participantes.
O curso será realizado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Sindicato dos Panificadores e Confeiteiros do Oeste do Pará (SIPCOP) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
George Takahashi, diretor de Infraestrutura e Relações Institucionais, e Vitor Diniz , gerente de Frota Fluvial da LDC participaram da assinatura.
A LDC é uma líder na comercialização e no processamento de produtos agrícolas, atendendo clientes e consumidores em todo o mundo para levar o produto certo ao local certo, no tempo certo - de forma segura, responsável e confiável.
A companhia iniciou suas atividades em Santarém em 2018, gerando empregos e renda para a população local. Segundo Takahashi, mais de 80% dos colaboradores que atuam nas atividades da empresa em Santarém são paraenses. “Estamos lisonjeados em poder apoiar um projeto que visa qualificar mais jovens e contribuir para o futuro profissional deles. Estamos aqui para colaborar com o município, que nos recebeu de braços abertos”.
O Prefeito Nélio Aguiar destacou a importância de cuidar das pessoas, ofertando possibilidades de crescimento. “É mais um grande momento vivenciado pela Semtras, que recebe de uma empresa socialmente responsável a doação para a aquisição dos equipamentos para o curso de panificação”.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou que a assinatura do termo marca um grande momento. “Estamos encerrando 2019 com chave de ouro, com a celebração dessa assinatura com a empresa LDC para realização de um projeto inovador. O curso de panificação irá preparar jovens em situação de vulnerabilidade social.”
A secretária destacou os avanços que o município conquistou com o Acessuas Trabalho nesse ano, que promoveu oficinas para mais de 300 pessoas; lançou o Programa de Qualificação Profissional; e vem desenvolvendo parcerias importantes para a oferta de cursos como o Ministério Público do Trabalho (MPT) Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), Sindicato dos Panificadores e Confeiteiros do Oeste do Pará (SIPCOP) e a LDC.
O Vice-presidente do SIPCOP, Gilmar Pastana, destacou a importância da qualificação no ramo da panificação. “É um setor muito deficiente na oferta de profissionais. Com a qualificação, melhorará a qualidade dos produtos e do mercado”.
Roselene Andrade, da área de planejamento da Semtras, destacou que os 40 jovens selecionados para o curso já passaram por oficinas realizadas pelo Acessuas Trabalho e foram selecionados de acordo com suas expertises. “Será iniciada a construção de uma sala, que sediará a escola de panificação. Em no máximo dois meses devemos iniciar as atividades do curso, que terá duração de 120 horas e compreenderá teoria e prática. Os alunos também passarão por estágios.”