Profissionais de saúde do HMS reforçam a importância do isolamento social. Foto-Instagram/HMS
Medidas de proteção estão sendo tomadas pelos governos estaduais e municipais, quanto ao bloqueio de transmissão do Coronavírus. Aulas em todos os níveis de ensino estão sendo suspensas, eventos de pequeno, médios e grandes portes estão sendo cancelados, atendimentos ao consumidor estão sendo adequados e serviços de saúde estão se unindo para o enfrentamento da Covid-19, em Santarém. Tais medidas só surtirão efeito se a população em geral se conscientizar que a melhor atitude para esse bloqueio é o isolamento social, entenda a seguir.
As gotículas propagadas no ar são as maiores responsáveis pela transmissão do Coronavírus, entre os seres humanos, que se evitado o contato direto com pessoas assintomáticas (que não apresentam sinais da doença) que circularam em locais onde já foi constato que há casos positivos, e com pessoas que apresentam os sintomas, há maior probabilidade em bloquear o vírus na cidade, caso contrário a proliferação será inevitável.
Quando o indivíduo segue a orientação e se isola socialmente evita contato com superfícies de ambientes que podem não ter a higienização adequada para evitar o contágio. De acordo com estudo publicado no periódico científico Journal of Hospital Infection, o Coronavírus pode sobreviver até nove dias em superfícies e objetos inanimados, como mesas, cadeiras, acentos e corrimão de transportes coletivos, dinheiro, documentos, dentre outros, por isso a necessidade de sempre higienizar, bem as mãos com água e sabão, ou álcool gel.
Conheça tempo de sobrevivência do coronavírus em alguma dessas superfícies
Aço Inox: 3 dias
Plástico: 3 dias
Papelão: 1 dia
Cobre: 4 horas
Especialistas reforçam, que para o momento a forma ideal do bloqueio é a higiene pessoal e o isolamento social.