1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Informações sobre combate ao trabalho infantil e a boa música regional são destaques na Live da Prefeitura
Informações sobre combate ao trabalho infantil e a boa música regional são destaques na Live da Prefeitura Autor: Desconhecido

Informações sobre combate ao trabalho infantil e a boa música regional são destaques na Live da Prefeitura

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Live da PMS: informação e boa música. Foto-Ascom Semtur Enquanto a atividade turística e os eventos...

Live da PMS: informação e boa música. Foto-Ascom Semtur

Enquanto a atividade turística e os eventos culturais estão suspensos para controlar o avanço do novo Coronavírus, a Prefeitura de Santarém garante entretenimento no ambiente virtual. A medida é idealizada por meio das Secretarias Municipais de Turismo (Semtur) e Cultura (Semc), com apoio da Coordenadoria Municipal de Comunicação (CCom), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e parceria comercial da empresa Zum Telecom.

Desde o dia 13 de maio, o governo realiza lives semanais com apresentações musicais ao vivo e informações sobre turismo, saúde, empreendedorismo e temáticas atuais.

Nessa quinta-feira (11), o tema do bate papo foi o enfrentamento ao trabalho infantil. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Roselene Andrade, participou da conversa e falou sobre as consequências do trabalho infantil para o futuro dos menores.

“A criança ou adolescente que tem envolvimento com trabalho infantil não terá o mesmo rendimento escolar que uma criança ou um adolescente que não tenha necessidade e não seja colocada em situação de trabalho infantil (...) se essa criança sai para trabalhar, sai para fazer vendas, vai implicar no seu desenvolvimento, e ela fica sujeita a outros crimes que podem ser cometidos como, por exemplo, a própria exploração e abuso sexual e o envolvimento com drogas”, argumentou Roselene.

Já o Coordenador do Policiamento Comunitário Escolar do 35º BPM, Glauber Mota, esclareceu sobre o trabalho de prevenção desenvolvido pela instituição junto com a rede de proteção à criança e ao adolescente.

"Nós realizamos o trabalho primeiro na escola com orientação, porque quando chega na sala de aula é o professor que consegue identificar. Então fazemos a orientação com professores sobre como identificar e a quem acionar. E depois esse trabalho segue com os pais” explicou.

O bate papo encerrou com a participação da coordenadora das Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Carise Pedroso, que falou sobre o 12 de junho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e as ações desenvolvidas no município de Santarém, por meio da Semtras, para combater o problema.

“O nosso maior desafio é colocar na cabeça das pessoas que o trabalho infantil é algo muito ruim para as nossas crianças (...) Enquanto você olhar para uma criança e pagar pela bala que ela está vendendo, você vai estar financiando o trabalho infantil e não ajudando aquela criança a estudar porque o lugar dela é protegida em casa. Os pais, sim, têm a responsabilidade de dar o sustento, o afeto e a proteção para aquela criança”, explicou Carise.

Arte, cultura e muita música

Além de promover debates informativos sobre temas atuais e levar orientações para o cidadão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o objetivo é garantir entretenimento aos santarenos e valorizar a música, o artesanato e os artistas locais.

As apresentações culturais ficam a cargo de artistas da cidade e o repertório sempre conta com composições regionais.

O show musical ficou por conta de músicos do grupo Regional Mocorongo. Em formação reduzida para garantir o distanciamento social, Cesar Crioulo, Marcos Tapajós, Renan Pereira e Gean Araújo animaram os internautas com clássicos do carimbó e outros ritmos dançantes.

A live foi apresentada pelo jornalista Reginaldo Balieiro e traduzida para Libras pelo professor Claudio Riller. A transmissão acontece sempre na Casa da Cultura pelo Facebook e Youtube da Prefeitura de Santarém.

Para garantir que não haja contaminação, os convidados não compartilham microfones e a equipe técnica segue todas as orientações da Organização Mundial da Saúde e do governo municipal como o uso de máscaras e limpeza constante dos equipamentos e do ambiente para manter o espaço seguro.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.