A Prefeitura de Santarém, por meio da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), administrada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou no final da tarde desta terça-feira (18) uma palestra fruto de uma parceria entre a Semtras e a Polícia Militar.
O Comando de Policiamento Regional I (CPRI) através do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd) levou em roda de conversa orientações sobre os malefícios do álcool e drogas para os 152 usuários acolhidos no espaço indígenas venezuelanos da etnia Warao sobre os malefícios causados pelas drogas, como álcool, cigarro, violência doméstica e outros problemas ocasionados.
De acordo com a Cabo PM Milca, foi socializado com o grupo formas claras sobre as consequências. “Mostramos as partes do corpo humano que são afetadas com o uso do álcool, drogas ilegais e cigarro, orientamos que se algum dependente no grupo possa buscar tratamento para que vençam essa etapa, além dos adultos, as crianças foram orientadas a não aceitar um cigarro, a dizer realmente não e, sobretudo, mostramos a imagem de um pulmão afetado com o uso do cigarro.”
Segundo a psicóloga da CAAF, Clarice Regis Correa, a roda de conversa foi traduzida na língua Warao. “Esse tipo de momento é de extremamente relevância para promoção da saúde mental e física dos acolhidos, a tradução no idioma Warao para eles contribuiu para que eles se envolvessem na atividade e aumentando a auto estima e o sentimento de pertencimento desse público na sociedade”.