Autora: Geisa de Oliveira
O prefeito Nélio Aguiar participou de reunião remota convocada pela Vara da Violência Doméstica de Santarém na última segunda-feira, 22. Em pauta foi discutido a implementação da Patrulha Maria da Penha na Comarca de Santarém, programa que visa o apoio e proteção as mulheres vítimas de agressão física e psicológica, evitando o feminicídio e todas as demais formas de violência.
A patrulha deve contribuir na busca de meios para elevar a efetividade da segurança pública e prestação jurisdicional, bem como eficiência da proteção integral da mulher em situação de violência doméstica.
Além do chefe do executivo municipal, participaram da reunião a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, a assessora Jurídica Christielle Rodrigues, o vereador Pr. Angelo Tapajós (Republicanos) Presidente da 6ª Comissão, de Defesa dos Direitos Humanos, Juventude, Combate às Drogas e Segurança Pública, que representou a Câmara Municipal e também os representantes do Judiciário, Segurança Pública, das prefeituras e Assistência Social dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos e a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (Cevid).
Na ocasião, os representantes de Belém, Marabá e Itaituba socializaram como foi realizada a logística para a efetivação do serviço nos respectivos municípios, com destaque para a necessidade de uma parceria entre os poderes com a força policial para executar o projeto.
Foram pontuados pelos municípios que já tiveram implantados o programa, como surtiu efeito positivo nos casos de violência doméstica após adesão, que usaram também de tecnologia por meio de um aplicativo para fortalecer a eficácia do projeto. O investimento em capacitação específica aos profissionais que trabalham nas patrulhas e a importância do monitoramento das vítimas, também como do agressor.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito destacou que a funcionalidade do projeto em Santarém será mais um apoio para o trabalho que já é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará e toda a rede de proteção a mulher trabalhando a empregabilidade, escolaridade e também oficinas de geração de renda.
“Nós estamos a cada dia buscando amparar essa vítima, seja de forma remota, realizando busca ativa e até presencial, pois não paramos nossos serviços, continuamos na linha de frente para ampará-las. A execução desse projeto será muito importante para apoiar e proteger as mulheres de nossa cidade e também de Belterra e Mojuí dos Campos”, observou Celsa Brito.
O prefeito Nélio Aguiar argumentou sobre a política de implementação da política protetiva. “A violência contra a mulher é uma triste realidade. Precisamos buscar meios para romper esse ciclo e amparar as vítimas. A Patrulha Maria da Penha é mais uma ferramenta de combate a violência doméstica.”
Uma nova reunião remota irá acontecer com a participação do município de Santarém na próxima terça-feira (09), para firmar as parcerias necessárias para a implantação do serviço Patrulha Maria da Penha.