A I Festa Literária de Santarém será palco de noite de autógrafos, consagrando obras e grandes autores do Pará. Trata-se de lançamentos ou relançamentos de livros. O evento inicia hoje, quinta-feira (14), a partir das 20h e prossegue até domingo (17). Nesse contexto destacam-se obras de autores como Helcio Amaral, Edvaldo Pereira, Déllio Reis Matos, Paulo Rodrigues dos Santos, Haroldo Maranhão e Padre Sidney Canto.
A noite de autógrafos começa com o relançamento do livro Do Cutambém ao Xiriri – Histórias curiosas e versos mal criados - In memoriam Hélcio Almaral. A obra é organizada por sua filha, Verônica Campos Amaral Aguiar.
Hélcio, caboclo de caráter inquestionável e personalidade firme, viveu de maneira simples e honrada, dentro dos valores cristãos, priorizando sempre a família; foi amado e admirado como filho, esposo, pai, avô, sogro, irmão e amigo. Gostava de conversas compridas, além de boa leitura e da boa escrita, sem conta a pescaria com os amigos. Sua capacidade em ouvir histórias do imaginário caboclo o levou a escrever sua segunda obra Do Cutambém ao Xiriri. Histórias curiosas e versos malcriados, lançada post mortem, numa sessão lítero-musical, em sua residência, no último 25 de junho, pela Academia de Letras e Arte de Santarém - ALAS e pelo Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap, com apoio da família dele.
Além de atuação destacada em Óbidos, Hélcio Amaral teve atuação em Santarém, ao assumir diversas funções na sociedade, entre as quais: presidente do Sindicato de Comerciários, Associação Comercial, Clube de Diretores Lojistas, Rotary Clube Santarém Centro e Centro Recreativo. Foi vereador, secretário municipal de Cultura, chefe do Cerimonial do Município e membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós.
Foi interessado pela história e ciclos econômicos da Amazônia que o fizeram referência para pesquisadores brasileiros e estrangeiros; era assíduo pesquisador de bibliografias que referenciam a Amazônia. Tinha uma imensa facilidade em memorizar fatos e datas. Esse fato fez com que Hélcio fosse uma fonte permanente para professores e alunos de diversas instituições de ensino, principalmente cursos de pós-graduação.
Hélcio Amaral faleceu no dia 17 de junho de 2019 e deixou mais uma obra escrita que será publicada em 2020, ano em que completaria 80 anos.
Ainda nesta quinta-feira (14), às 19h, no estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), a editora Ioepa promove noite de autógrafos com o arqueólogo e jornalista Edvaldo Pereira, autor do livro Terra Preta – Passado, Presente e Futuro, lançado no ano passado durante o Salão do Livro do Baixo Amazonas.
A publicação é resultado de uma pesquisa de cinco anos sobre o principal recurso arqueológico de Santarém e de toda a Amazônia, a terra preta de índio ou terra preta arqueológica, e proporciona um passeio pela história do território arqueológico da região a partir do século XVI até o presente, destacando as primeiras citações históricas sobre este solo até as pesquisas científicas mais recentes.
Relançamento da obra de Sebastião Tapajós
O selo lítero-musical Violão Paraense, editado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), inaugura o trajeto memorialístico nos Encantos do Tapajós, pelas mãos de Sebastião Tapajós. O relançamento da obra ocorre nesta sexta-feira (15), no estande do Instituto do artista, às 18h.
No mesmo dia, às 19h, no estande do município de Óbidos, o autor Déllio Reis Matos, lança o segundo livro denominado Puxirum Urbano: Tempo, Sonhos e Sofia nos úberes da urbe.
Tupaiulândia
No sábado (16), às 19h, será o lançamento do livro Tupaiulândia, de Paulo Rodrigues dos Santos, no estande da Ioepa. Além de Tupaiulândia, o livro Flauta de Bambu está à venda no estande da Ioepa e também na loja virtual da Imprensa Oficial, assim como outras obras do acervo. Durante à noite estão previstos o lançamento de novo edital e a presença do presidente da Ioepa, Jorge Panzera.
A editora pública Dalcídio Jurandir da Ioepa se tornou realidade na abertura da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, com a assinatura do Decreto do governador Helder Barbalho, que instituiu a política pública de edições e publicações de livros, revistas, cartilhas, jornais e e-books do estado do Pará, marcando o seu lançamento oficial com quatro linhas editoriais e o edital de incentivo Prêmio Literário Dalcídio Jurandir. Até o momento, a Ioepa já lançou 10 novos livros e relançou outros cinco.
Tupaiulândia é uma das principais obras que contam a história do município de Santarém (PA), fundado em junho de 1661, pelo padre jesuíta João Felipe Bettendorff. Publicado originalmente em 1972, esta é a quarta edição da obra. Paulo Rodrigues dos Santos, além de historiador, também contribuiu com a cultura e a música local.
Considerado um dos grandes prosadores da região Amazônica, o jornalista, escritor e advogado Haroldo Maranhão (1927-2004), autor de Flauta de Bambu, publicou mais de 40 obras, entre romances, contos, diários, novelas, infantojuvenis, correspondência, infantis e alguns contos figurantes em antologias.
Dono de um estilo único, cheio de humor, ironia e sabedoria, o escritor apresenta uma seleção de 27 crônicas que transitam entre o realismo fantástico, as observações existenciais e as memórias familiares e cotidianas.
Novas crônicas Pauxis - Padre Sidney Canto
No estande do município de Óbidos, o padre Sidney Canto realiza sessão de autógrafo de sua nova obra Novas crônicas Pauxis, a partir das 20h. Ele é membro da Academia de Letras e Artes de Santarém e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap).
Serviço: A I Festa Literária de Santarém é parte da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, uma ação do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e demais pastas do governo, além da Imprensa Oficial do Estado do Pará e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Programação
14/11 (quinta) - VOZES DA MULHER
ARENA MULTIVOZES
15h - PAPO CABEÇA
Apresentadora: Priscila Castro (Santarém/PA)
Tema: "O empoderamento coíbe a violência contra a mulher"
Convidado: Diany Maria Brelaz de Castro (Santarém/PA)
Intervenção Artística: Projeto Sarau Lítero-Musical da E. E. E. F. M. Pedro Álvares Cabral (Santarém/PA)
17h - RODA DE CONVERSA
Tema: "Mulheres da/na Amazônia: empoderamento e lutas por espaços políticos"
Convidados: Tatiane Picanço (Santarém/PA) e Girlian Sousa (Santarém/PA)
Mediação: Luane Fróis (Monte Alegre/PA)
19h - ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: Carmen Coimbra (Santarém/ PA)
Mediação: Socorro Carvalho (Santarém/PA)
20h30 - ATRAÇÃO MUSICAL
Convidado: Amazonas do Tapajós (Santarém/PA)
15/11 (sexta) - VOZES DO AUTOR PARAENSE
ARENA MULTIVOZES
15h às 16h30 - Sarau de Cordelistas da Amazônia
17h - RODA DE CONVERSA
Tema: "Papo de mesa: Ildefonso Guimarães e Ruy Paranatinga Barata"
Convidados: Eduardo Dias (Óbidos/PA) e Odenildo Sousa (Santarém/PA)
Mediação: Ormano Souza (Santarém/PA)
Apresentação: Coral da UFOPA
19h - ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: IB Tapajós (Santarém/PA)
Mediação: João Georgios Ninos (Santarém/PA)
20h30 - ATRAÇÃO MUSICAL
"Sina de Ciganos" - Nilson Chaves e Vital Lima (Belém/PA)
Participação especial do violonista Sebastião Tapajós (Santarém/PA)
16/11 (sábado) - VOZES URBANAS
ARENA MULTIVOZES
17h - RODA DE CONVERSA
Tema: "Literatura periférica: vozes femininas na poesia"
Convidados: Shayra Mana Josy (Belém/PA), Amanda Possa (Santarém/PA) e Jenna Valéria (Santarém/PA)
Mediação: Ana Beatriz (Santarém/PA)
19h - ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: Neucivaldo Moreira (Santarém/PA) e Edinaldo Mota (Santarém/PA)
Mediação: Sidney Canto (Santarém/PA)
20h30 - ATRAÇÃO MUSICAL
Convidado: Rock de Santarém (Santarém/PA)
17/11 (domingo) - VOZES AFRO-BRASILEIRAS
ARENA MULTIVOZES
17h - RODA DE CONVERSA
Tema: "Vozes Negras: ser e viver a Amazônia"
Convidados: Anderson Pereira (Santarém/PA) e Alessandra Caripuna (Santarém/PA)
Mediação: Bárbara Costa (Santarém/PA)
19h - ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: Zair Henrique Santos (Santarém / PA)
Mediação: Wilverson Rodrigues (Santarém/PA)
20h30 - ATRAÇÃO MUSICAL
Convidado: Silvan Galvão (Santarém/PA)
Mais informações
Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com