O Encontro trouxe esclarecimentos sobre “O controle social no SUAS” e a composição e papel da sociedade civil, ele foi realizado nesta sexta-feira (29) no auditório do Centro Regional de Governo. A Coordenadora do estado da Assistência Social Soliene Silva do Centro Regional de Governo também esteve presente.
Segundo a presidente do CMASS Rose Mara Jardim Ruiz o principal objetivo foi compartilhar conhecimentos e esclarecimentos acerca da sociedade civil no Controle Social, bem como, incentivar o emponderamento das entidades de usuários com a criação do Fórum de Usuários do SUAS no Município de Santarém, segundo a Resolução do CNAS Nº11 de 2015.
“O evento foi realizado para aproximar a sociedade civil do conselho municipal de assistência principalmente no quesito de capacitá-los para que possam ter uma melhor compreensão de qual papel da sociedade civil dentro do conselho e de que forma eles podem colaborar nesse processo do controle social.” Pontuou Rose Mara.
O evento contou com a palestra da Assistente Social Gabrielle Tayanne Andrade Vasconcelos, Assessora Técnica da Semtras e Conselheira do CMAS e que representou a secretária Celsa Brito e o prefeito Nélio Aguiar, no evento, dialogou sobre o SUAS no Município de Santarém. Gabrielle iniciou falando sobre a Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos e esclarecendo o fluxo de atendimentos as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ela destacou a importância do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social e principalmente para o município.”
Outra participação foi de Aldenora Gomes Gonzales, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a presidente contou que esteve em Brasília na Conferência Nacional que foi realizada de forma democrática no início desta semana. “Trouxe para Santarém uma interlocução em dialogar sobre o controle social, sobre a participação, sobre Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas para tratar sobre a possibilidade do Controle Social no conselho, dar orientações para os conselheiros municipais.
Aldenora falou de sua preocupação enquanto conselho sobre a aprovação no valor de 750 mil reais para o financiamento da assistência social. “Estamos bem preocupados, essa aprovação deve acontecer no início de dezembro, pois a maioria dos municípios não estão recebendo seus recursos. Estamos trabalhando essa discussão para que o conselho e organizações da sociedade civil saiam vitoriosos com expectativa de continuar realizando um bom trabalho).