Funcionamento do Grupo é uma das condições estabelecidas pelo PMV. Foto: Júlio César Antunes.O Grupo de Trabalho Municipal de Combate ao Desmatamento retomou as atividades em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16). O encontro foi no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).
Inicialmente, a secretária municipal de Meio Ambiente Vânia Portela apresentou diagnóstico das áreas do município. Em 2008, Santarém obteve a taxa de 30,8 km². Já em 2018, os registros são de 13,4 km², uma redução de 56,5%, sendo que uma das metas do Programa Municípios Verdes (PMV) é manter as taxas abaixo de 40 km² ao ano
Encontro reuniu órgãos governamentais e não governamentais que compõem o GT no Ciam. Foto: Júlio César Antunes.“De acordo com dados do Projeto de Estimativa de Desflorestamento da Amazônia (Prodes), entre os 144 municípios paraenses, Santarém ocupa o 112º lugar, considerado pelo PMV como localidade com baixo nível de desflorestamento”, destacou a secretária.
Leia também:
Para o diretor de Agricultura do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), Sérgio Schwade, o GT vem reforçar os avanços na regularização ambiental e o desenvolvimento do município. "Essa reunião, em conjunto com os demais órgãos, vem traçar novas ideias para o grupo com o intuito de avançar na questão ambiental na região. Temos uma grande área já antropizada e precisamos tratar com atenção, observando as competências de cada instituição".Santarém tem redução de 56,5% de área desmatada. Foto: Júlio César Antunes.
Como resultado da reunião, um novo encontro será realizado no dia 19 de novembro, a fim de definir planejamento de ações do GT.
GT de Combate ao Desmatamento
Instituído pela Portaria Municipal nº 022, de 28 de março de 2017, o GT é um dos dispositivos assumidos pela gestão municipal junto ao Programa Municípios Verdes com o Repactuo Municipal pelo Desenvolvimento Sustentável.
O Grupo é composto por instituições públicas e não governamentais, que tem como objetivo auxiliar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no controle e combate ao desmatamento ilegal.GT foi instituído pela Portaria Municipal nº 022, de 28 de março de 2017. Foto: Júlio César Antunes.
Entre as atribuições estão: propor, articular e desenvolver ações que possam contribuir com o efetivo controle do desflorestamento do município; promover planejamento e acompanhamento das ações de combate ao desmatamento no município; além de mobilizar e sensibilizar a sociedade a atuar em prol da regularização ambiental rural.
Compõem o GT, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); Sindicato Rural de Santarém (Sirsan); Polícia Militar (PMPA); Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio); Insituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).