1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Filhote de peixe-boi resgatado em Pixuna do Tapará permanece em observação
Filhote de peixe-boi resgatado em Pixuna do Tapará permanece em observação Autor: Desconhecido

Filhote de peixe-boi resgatado em Pixuna do Tapará permanece em observação

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
“O animal tem aproximadamente 2 meses de vida, 93 cm de comprimento, pesa 12 kg e foi batizado de 'B...

“O animal tem aproximadamente 2 meses de vida, 93 cm de comprimento, pesa 12 kg e foi batizado de 'Bicó' pela equipe que realizou a operação de salvamento”

 

Espécie foi colocada em uma caixa d’agua até a chegada da equipe ao local. Foto: Masih Saldanha.Um filhote de peixe-boi foi resgatado na Comunidade Pixuna do Tapará, várzea santarena, nesta quinta-feira (13), por equipes da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e ZooUnama. Ele permanece sob observação. 

O animal foi encontrado pelos comunitários por volta das 7h, enroscado em raízes de árvores da área de várzea. “Os rapazes que trabalham com transporte de gado que viram ele nas raízes. O bichinho se separou da mãe e não tinha como sair. Daí chamamos os órgãos ambientais que a comunidade tem parceria”, informou o presidente da Associação de Moradores de Pixuna do Tapará, Alcinei Rodrigues.Filhote de peixe-boi foi resgatado na Comunidade Pixuna do Tapará. Foto: Masih Saldanha.

Após serem acionados, veterinários do ZooUnama e agentes de fiscalização da Semma seguiram até a localidade onde a espécie já havia sido colocada em uma caixa d’água. 

Legislação proíbe captura do animal. Foto: Masih Saldanha.“É um animal que está ameaçado de extinção. A legislação ambiental preconiza que é proibido apanhar, caçar e pescar. Qualquer circunstância que venha contrariar, é uma infração”, ressaltou o chefe de fiscalizações da Semma, Arlen Lemos.

Leia também:

Aplicação de pomadas em pequenos ferimentos. Foto: Masih Saldanha.Sobre os cuidados veterinários, no primeiro momento, foi realizada a aplicação de pomadas em pequenos ferimentos ao longo do corpo do exemplar que apresenta estado de saúde estável e permanecerá sob observação clínica especial durante as próximas 36 horas.

“Vamos observar o comportamento deste animal na piscina. Vamos ver o que ele vai apresentar, se está nadando bem ou não, se está com o intervalo de respiração muito prolongado”, pontuou o veterinário do ZooUnama Jairo Moura.

Foi estimado pela equipe de veterinários que o peixe-boi possui aproximadamente 2 meses de vida, 93 cm de comprimento, pesa 12 kg e foi batizado de “Bicó” pela equipe que realizou a operação de resgate. Exemplar foi batizado de ″Bico″. Foto: Masih Saldanha.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.