A programação desta quarta-feira (13), coordenada pela Escola de Artes Emir Bemerguy, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a participação das escolas Eloína Colares e Silva, Aldo Ferreira Campos e das Umeis Maicá, e Aeroporto, lotou a Festa Literária de Santarém, no Espaço Pérola do Tapajós - Parque da Cidade. Hoje ainda houve o Portal do Conhecimento, de 9h às 12h, com a escritora Wanda Monteiro, do Rio de Janeiro/RJ, na Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira.
A professora Claíde Azevedo, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destacou a participação especial das crianças venezuelanas, atendidas no abrigo e que também estudam na Escola Eloína Colares. De acordo com a docente, as crianças participaram de atividades de integração à cultura santarena.
Simone Santana Ferreira, professora dos estudantes venezuelanos, regularmente matriculadas na rede municipal de ensino, ressaltou que a participação das crianças foi um dia único e emocionante, em especial, pela sua inserção nas atividades do evento literário.
"O processo de inserção dessas crianças vem ocorrendo desde o início do ano por meio da alfabetização, adequação da língua portuguesa, pelo fato de serem indígenas venezuelanos que pouco falam o espanhol, haja vista que a língua da etnia deles é o warao. As crianças já estão bem adaptadas ao nosso português, já conseguem se comunicar em nosso língua, o que é muito importante", informou.
O professor Sebastião Imbiriba, da Escola de Artes Emir Bemerguy, destacou as atividades diferenciadas, por meio do projeto Vagalume, de São Paulo com atuação no Brasil, na Amazônia Legal, que esteve hoje na Festa Literária. Os integrantes do projeto estavam caracterizadas dos personagens da contação de história, mediação de leitura e dos atores de teatro de fantoche.
Imbiriba informou ainda que até quinta-feira a Escola estará presente na Festa Literária. "Inclusive, apresentando “Os cachinhos dourados”, que é uma espécie de teatro musical", completou.
O Grupo Municipal de Educação Fiscal (GMEF), representado por Lucilene Marinho Lopes disse que o cronograma para a Festa Literária nesta quarta-feira, previa a participação das escolas Eloína Colares e Silva com o projeto intitulado Uma lição de cidadania na era digital e Aldo Ferreira Campos, com o projeto O empoderamento da escola por meio dos valores através da Educação Fiscal. Trata-se de um projeto muito amplo que discute os valores sociais e culturais na fase de crescimento das crianças.
A coordenadora da Umei Maicá, professora Marta Martins, informou que este é o primeiro ano que as crianças participam da programação. Segundo ela, um dos momentos indescritíveis foi quando tiveram a oportunidade de comprar o seu próprio livro.
"Além disso, é importante destacar as oportunidades que a escola deve ofertar as crianças desde pequenos, a exemplo da inserção deles ao mundo da leitura e assim, despertar o gosto pela leitura. Sabemos que ao incentivarmos as crianças, elas terão facilidade de aprender e nós educadores temos que ampliar tais oportunidades por meio desses momentos".
Programação - 14/11
9h às 11h – Escola de Artes (SEMED)
15h – PAPO CABEÇA
Apresentadora: Priscila Castro (Santarém/PA)
Tema: "O empoderamento coíbe a violência contra a mulher"
Convidado: Diany Maria Brelaz de Castro (Santarém/PA)
Intervenção Artística: Projeto Sarau Lítero-Musical da E. E. E. F. M. Pedro Álvares Cabral (Santarém/PA)
17h – RODA DE CONVERSA
Tema: "Mulheres da/na Amazônia: empoderamento e lutas por espaços políticos"
Convidados: Tatiane Picanço (Santarém/PA) e Girlian Sousa (Santarém/PA)
Mediação: Luane Fróis (Monte Alegre/PA)
19h – ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: Ana Renata Pantoja (Santarém/ PA)
Mediação: Socorro Carvalho (Santarém/PA)
20h30 – ATRAÇÃO MUSICAL
Convidado: Amazonas do Tapajós(Santarém/PA)
PORTAL DO CONHECIMENTO
9h às 12h – Terezinha Amorim (Santarém/PA)
Local: E. E. E. M. Aluízio Lopes Martins