As escolas da educação infantil e ensino fundamental, representados pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Antônia Corrêa e Sousa; Umei Esperança, Rosilda Wanghon e Raimunda de Lira Maia, animados com a música da Escola de Artes Emir Bemerguy, deram o ritmo da Festa Literária de Santarém desta segunda-feira (11), no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.
De acordo com a professora Claíde Azevedo, representante da Semed, a instituição oferece estrutura de transporte para que as crianças possam vir de suas escolas, acompanhadas dos professores e colaboradores, e participarem da Festa Literária com segurança. Segundo a docente, o principal objetivo é integrar os alunos às atividades do evento, necessárias ao aprendizado e ao crescimento na fase da educação infantil.
Nesta segunda-feira (11) foram realizadas diversas atividades lúdicas; brincadeiras e contação de histórias, com a participação de sete colaboradores, que são especialistas em atividades lúdicas.
Sara Silva, integrante do Grupo Municipal da Educação Fiscal (Gmef) explicou que este ano o Grupo promove o segundo prêmio de educação fiscal e em uma das etapas das escolas que participam do projeto é apreciar a Festa Literária e apresentar as ações que produziram a respeito do tema. Ela citou como exemplo, os alunos do Cemei Antônia Corrêa, que apresentaram trabalho destacando a cidadania e a função social do tributo, os impostos e sua relevância à sociedade.
"Trata-se de um trabalho interessante, porque está sendo realizado com crianças do ensino infantil. Eles produzem uma moeda de circulação na unidade, para que a criança possa se habituar à economia doméstica e, também, solicitar a nota fiscal, assim como fazer suas compras e ter criticidade com relação à destinação dos impostos", ressaltou.
A coordenadora da Unidade Municipal de Educação Infantil Antônia Corrêa, professora Geônes Marques informou que todos os anos a unidade participa dessas atividades, com a intenção de trazer as crianças e aproximá-los dos autores e dos ciclos de leitura. Hoje, as crianças fizeram duas apresentações, atividades que são desenvolvidas no Cemei, dentro do projeto de Educação Fiscal, por meio de uma música, Anjos da Guarda, em homenagem aos professores protetores, além da apresentação Super Fantástico, mostrando toda a alegria da criançada.
A coordenadora da Umei Esperança, professora Graça Ximenes, informou que a participação dos alunos teve o objetivo de prestigiar a programação infantil de hoje e conhecer os espaços de exposição, principalmente, as editoras que possuem materiais para crianças. A pedagoga da unidade, professora Ivanilda Cardoso, destacou a importância da atividade extraclasse, o que é possível, fazendo deslocamento da sede da escola ao Parque da Cidade, onde ocorre a Festa Literária, para entrarem em contato com outras artes, enriquecendo o processo de desenvolvimento dos alunos.
Serviço: A Escola de Artes Emir Bemerguy está responsável por uma longa programação na Festa Literária de Santarém, todos os dias, das 9h às 12h, de segunda a quinta-feira.