Autora: Geisa de Oliveira
A prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Projeto Transformar Vidas – PTV, com apoio do Programa Amigo de Valor, encerraram nesta sexta-feira (23), na Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar – Uadaaf, o curso de manipulação de alimentos para as mães e responsáveis que são atendidas pelo projeto na área do Porto dos Milagres no bairro Uruará.
O curso teve parceria com a Divisão de Segurança Alimentar de Santarém e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
De acordo com a coordenadora do Projeto Transformar Vidas Carise Pedroso, o objetivo foi repassar os conhecimentos relacionados à segurança alimentar no processo de elaboração, armazenamento e conservação de alimentos e em outros importantes conceitos e práticas que aprimorarão o conhecimento das famílias acompanhadas pelo Projeto. Sendo também uma opção de geração de renda para essas famílias. “Já estamos planejando a continuidade do curso que será a parte prática para essas 9 mulheres acompanhadas pelo projeto, e também na segunda quinzena de maio faremos uma nova turma para a primeira parte voltada a manipulação de alimentos com a teoria”, pontuou Carise, lembrando que é gratificante ver que as pessoas que já trabalhavam com a manipulação do pescado naquela região, a partir de agora, poderão se adequar e oferecer o melhor para a população e também estarem aptos a buscar uma vaga no mercado de trabalho.
O curso iniciou dia 19 e encerrou nessa sexta-feira (23) na Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar- UADAAF, situada na Avenida Amazonas, s/n próximo ao mercado do pescado P dos Milagres – bairro Uruará. Foram treinadas nove participantes entre mães e responsáveis das crianças e adolescentes do Projeto Transformar Vidas – PTV, e em todas as atividades houve o cumprimento às regulamentações do Decreto Municipal, que visa resguardar a saúde da população que ainda vivencia tempos de pandemia da covid-19.
“A finalidade foi fazer com que possamos levar o correto para nossa casa, nosso trabalho quando se trata de manipulação de alimentos. Esse curso ensina as pessoas a quebrarem a cadeia de transmissão de doenças através dos alimentos”, explicou o instrutor do Senar, Joilson Dutra.
“Foi um curso muito importante para agregar na minha vida, tenho uma criança especial, e um marido hipertenso. Aprendi quais os alimentos prejudiciais à saúde, aprendi a higienização correta dos utensílios, do ambiente, a temperatura dos alimentos corretamente”, contou Lidiane Miranda.
“Não apenas acompanhamos as crianças quanto a situação de Trabalho infantil, o nosso foco também é trabalhar com as famílias, por isso a preocupação em poder realizar parcerias para que possam estar contribuindo com a qualificação para então buscar o mercado de trabalho”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.