Equipes da Saúde e Educação sendo apresentadas aos alunos no auditório da EscolaCom vários serviços de assistência à saúde aos educandos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Onézima Pereira de Barros, a Prefeitura de Santarém, por meio da ação integrada das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) iniciou as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) de 2020. A realização visa atender os 984 alunos durante esta semana.
Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, a escolha das escolas levo em conta a quantidade de alunos e a possibilidade de disseminar informações para um maior número de adolescentes. “O PSE este ano traz uma abordagem sobre a gravidez na adolescência e nada mais salutar que iniciar as ações em uma das escolas que tem um número considerável de adolescentes para receberem orientações sobre as consequências e riscos de uma gravidez nessa fase da vida, além de outras ações ligadas a prevenção de doenças e cuidados com a saúde que o programa desenvolve”, ressaltou.
“Estamos com vários profissionais dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, para oferecer ao público infanto-juvenil os principais serviços na busca de prevenção de malefícios a saúde, desde a como combater a dengue, ao principal tema que é abordado desde 2019, que é a gravidez na adolescência, tema que o Governo Federal sugere para a saúde no Brasil. Então, iniciamos as ações aqui pela Escola Onézima Pereira de Barros que tem uma boa população de adolescentes, favorecendo atingir um maior número de adolescentes”, comentou a enfermeira coordenadora do PSE/Saúde.
Coordenadora do PSESemed, que faz parte do setor de Assuntos Educacionais, Claíde Marques de AzevedoA coordenadora do PSE/Semed, que faz parte do setor de Assuntos Educacionais, Claíde Marques de Azevedo, falou do principal objetivo do programa. “Iniciamos as atividades do Programa aqui na Onézima com o compromisso de unir a Saúde e a Educação para trazer esta ação, para uma escola do Estado, pelo compromisso que temos com a saúde dos adolescentes do nosso município” frisou.
Esteve presente na ação do PSE/Educação do Estado do Pará, Maria Bernadete de Carvalho Soares que representou a 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE). “Esse programa é muito importante para o nosso alunado, na parceria da rede de Educação e Saúde estadual e municipal, para levar essas informações para os adolescentes, de uma forma muito significativa de prevenção, de uma forma prática. Só temos a ganhar com essa parceria”, destacou.
Enfermeira supervisora da Unidade de Fátima, Taiana e Graça Almeida, enfermeira coordenadora do PSE-SaúdeA Enfermeira supervisora da Estratégia Saúde da Família do bairro de Fátima, Taiana Katrine Moreira da Silva, relatou as ações que serão ofertadas pelo Programa, durante a semana. “A Escola já faz parte do PSE que atende os educandos referente as ações com a parceria da Semsa e Semed, essa ação é desenvolvida com treze temas, que são abordados no decorrer do ano. Hoje estão sendo ofertados, orientações sobre a gravidez na adolescência, Saúde Bucal, cuidados e combate ao mosquito Aedes Aegypt, Acuidade visual, avaliação auditiva, vacinas como a do sarampo, expedição de Cartão SUS. No decorrer da semana estaremos atendendo outras turmas para dar acesso ao maior número de alunos aos nossos serviços”, explicou.
Os alunos Raissa e Tiago falaram sobre a importãncia do PSEPara o aluno Tiago Felipe Vidal Alves do primeiro ano, o PSE é uma grande oportunidade para receber orientações. “ A ação é muito importante que que possamos nos prevenir mais, pois muitos de nós não recebemos muitas orientações e uma palestra dessa implica em mais conhecimentos a todos nós”. A e Raissa do Amaral do segundo ano, também falou da importância do Programa. “Eu peguei recentemente Dengue, mas não tinha noção dos agravos que poderiam ocorrer durante a doença, inclusive o óbito. Vou aproveitar cada atividade do Programa para cuidar mais da minha saúde”, finalizou.
Estão parceiros na ação, o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Centro Auditivo Tapajós, Profissionais da Escola Onézima Pereira de Barros e Grupo de Trabalho Integrado – GTI/PSE.Professora Érica, diretora da Escola (farda amarela) acompanhando as ações de Saúde