1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Escola Onézima Pereira de Barros recebe primeira ação do Projeto Saúde na Escola
Escola Onézima Pereira de Barros recebe primeira ação do Projeto Saúde na Escola Autor: Desconhecido

Escola Onézima Pereira de Barros recebe primeira ação do Projeto Saúde na Escola

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Equipes da Saúde e Educação sendo apresentadas aos alunos no auditório da EscolaCom vários serviços...

Equipes da Saúde e Educação sendo apresentadas aos alunos no auditório da EscolaCom vários serviços de assistência à saúde aos educandos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Onézima Pereira de Barros, a Prefeitura de Santarém, por meio da ação integrada das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) iniciou as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) de 2020. A realização visa atender os 984 alunos durante esta semana.

Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, a escolha das escolas levo em conta a quantidade de alunos e a possibilidade de disseminar informações para um maior número de adolescentes.  “O PSE este ano traz uma abordagem sobre a gravidez na adolescência e nada mais salutar que iniciar as ações em uma das escolas que tem um número considerável de adolescentes para receberem orientações sobre as consequências e riscos de uma gravidez nessa fase da vida, além de outras ações ligadas a prevenção de doenças e cuidados com a saúde que o programa desenvolve”, ressaltou.

“Estamos com vários profissionais dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, para oferecer ao público infanto-juvenil os principais serviços na busca de prevenção de malefícios a saúde, desde a como combater a dengue, ao principal tema que é abordado desde 2019, que é a gravidez na adolescência, tema que o Governo Federal sugere para a saúde no Brasil. Então, iniciamos as ações aqui pela Escola Onézima Pereira de Barros que tem uma boa população de adolescentes, favorecendo atingir um maior número de adolescentes”, comentou a enfermeira coordenadora do PSE/Saúde.

Coordenadora do PSESemed, que faz parte do setor de Assuntos Educacionais, Claíde Marques de AzevedoA coordenadora do PSE/Semed, que faz parte do setor de Assuntos Educacionais, Claíde Marques de Azevedo, falou do principal objetivo do programa. “Iniciamos as atividades do Programa aqui na Onézima com o compromisso de unir a Saúde e a Educação para trazer esta ação, para uma escola do Estado, pelo compromisso que temos com a saúde dos adolescentes do nosso município” frisou.

Esteve presente na ação do PSE/Educação do Estado do Pará, Maria Bernadete de Carvalho Soares que representou a 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE). “Esse programa é muito importante para o nosso alunado, na parceria da rede de Educação e Saúde estadual e municipal, para levar essas informações para os adolescentes, de uma forma muito significativa de prevenção, de uma forma prática. Só temos a ganhar com essa parceria”, destacou.

Enfermeira supervisora da Unidade de Fátima, Taiana e Graça Almeida, enfermeira coordenadora do PSE-SaúdeA Enfermeira supervisora da Estratégia Saúde da Família do bairro de Fátima, Taiana Katrine Moreira da Silva, relatou as ações que serão ofertadas pelo Programa, durante a semana. “A Escola já faz parte do PSE que atende os educandos referente as ações com a parceria da Semsa e Semed, essa ação é desenvolvida com treze temas, que são abordados no decorrer do ano. Hoje estão sendo ofertados, orientações sobre a gravidez na adolescência, Saúde Bucal, cuidados e combate ao mosquito Aedes Aegypt, Acuidade visual, avaliação auditiva, vacinas como a do sarampo, expedição de Cartão SUS. No decorrer da semana estaremos atendendo outras turmas para dar acesso ao maior número de alunos aos nossos serviços”, explicou.

Os alunos Raissa e Tiago falaram sobre a importãncia do PSEPara o aluno Tiago Felipe Vidal Alves do primeiro ano, o PSE é uma grande oportunidade para receber orientações. “ A ação é muito importante que que possamos nos prevenir mais, pois muitos de nós não recebemos muitas orientações e uma palestra dessa implica em mais conhecimentos a todos nós”. A e Raissa do Amaral do segundo ano, também falou da importância do Programa. “Eu peguei recentemente Dengue, mas não tinha noção dos agravos que poderiam ocorrer durante a doença, inclusive o óbito. Vou aproveitar cada atividade do Programa para cuidar mais da minha saúde”, finalizou.

Estão parceiros na ação, o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Centro Auditivo Tapajós, Profissionais da Escola Onézima Pereira de Barros e Grupo de Trabalho Integrado – GTI/PSE.Professora Érica, diretora da Escola (farda amarela) acompanhando as ações de Saúde

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.