1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Encontro sobre atenção domiciliar reúne profissionais que desenvolvem o serviço em Santarém
Encontro sobre atenção domiciliar reúne profissionais que desenvolvem o serviço em Santarém Autor: Desconhecido

Encontro sobre atenção domiciliar reúne profissionais que desenvolvem o serviço em Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Com a finalidade de compreender o conceito de atenção domiciliar, bem como a responsabilidade de cad...

Com a finalidade de compreender o conceito de atenção domiciliar, bem como a responsabilidade de cada profissional que atua no âmbito da Rede da Atenção Básica foi que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na tarde desta quinta-feira (28) o I Encontro Municipal do Serviço de Atenção Domiciliar, que detalhou os procedimentos do Programa Melhor em Casa, seus objetivos, atribuições, fluxograma, as normas de funcionamento, critérios de elegibilidade, admissão, permanência, desligamento e alta do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Esperança (Cepes).

O responsável pelo Serviço de Atenção Domiciliar, Lauro Correa, explicou sobre a importância de reunir os profissionais da atenção básica para conhecer a responsabilidade de cada profissional.

"Nosso principal objetivo foi alcançado que foi trazer para o encontro a rede que compõem o serviço, todos os atores responsáveis e passamos a eles qual a responsabilidade e qual o serviço de cada um, para que a internação domiciliar, seja efetivada, para aqueles pacientes que desejam receber esse atendimento no domicilio e que esses encaminhamentos sejam dados através da Atenção Básica, os pacientes que necessitam de atendimentos menos complexos, sejam internados em casa, assistidos pela equipe da Atenção Básica”, destacou.

A técnica em Enfermagem, Jocicléia Gomes, relatou sua experiência no SAD. “Estou na equipe desde fevereiro deste ano, trabalhamos com demandas, que podem vir de Unidades de Saúde, dos Hospitais e do próprio doente. Para mim é uma grande experiência. Já trabalhei em Hospital, em Unidade de Saúde e agora é tudo novo, é tudo diferente, mas estou gostando muito da experiência. As famílias querem isso, querem tirar seu paciente que está no hospital e levar para o seu lar, pois entendem que o paciente tem uma melhora quando ele está perto da família, e isso estamos contatando que é verdade", ressaltou.

Diretora da 9º Centro Regional de Saúde, Marcela Tolentino, ao parabenizar os municípios pelo Serviço, também explicou que a família almeja que o paciente seja cuidado em casa, quando existir essa possibilidade.

“Estou muito contente e posso dizer que Santarém vai servir de exemplo nesta modalidade de atendimento. Sabemos que as pessoas não gostam do ambiente hospitalar, mesmo com o importante trabalho que os nossos profissionais de saúde desenvolvem de humanizar os atendimentos, cuidar melhor das pessoas, mesmo assim o local ainda provoca um desconforto nas pessoas. Tratar em casa, não vai melhorar só a condição do doente, mas de toda a família, dos cuidadores. Eu quero parabenizar o município de Santarém que é pioneiro na região Oeste no Pará neste serviço”, endossou.

Para o coordenador da equipe do programa Melhor em Casa, Gilberto Rodrigo Santos Dias avaliou como positivo o evento e destacou as instituições que fazem parte da Rede do Serviço de Atenção Domiciliar.

“A avaliação é muito positiva, pois, compareceram vários profissionais que atuam na Atenção do Atendimento Domiciliar, e todos os serviços que fazem parte dessa rede, os Hospitais, a UPA, o SAMU, as Equipes da Atenção Básica, Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais, para se aprofundarem ainda mais nesse atendimento que muitas famílias necessitam”, frisou.

O Serviço iniciou em novembro de 2018, quando foi instituído a equipe para iniciar o serviço, mas foi lançado oficialmente em junho de 2019, quando se efetivou com uma boa estrutura para o seu funcionamento, para garantir aos pacientes um serviço mais completo. A sede do programa é na secretaria, com uma ampla área de abrangência, dos bairros do Santarenzinho e Nova República, que por conta de só existir uma equipe, dá apoio para toda zona urbana.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.