Em comemoração à semana da criança, o Centro Municipal de Educação Infantil Antônia Corrêa e Sousa, promoveu durante a tarde da última sexta-feira (11), um cerimonial de inauguração da horta escolar e parquinho infantil do espaço. Compuseram a mesa do evento: o odontólogo da Unidade de Saúde do bairro, Dr. Jheymerson Coêlho, o proprietário do Mercado Santa Clara, Manoel Delon, além de representantes da Coordenadoria Municipal de Educação Infantil; Centro Comunitário Santo André; Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS); Coordenadoria da Defesa Civil; empresa WSP e Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma); Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) e Educação (Semed).
Durante a programação, a banda do 8º BEC animou os participantes e as crianças enquanto o parquinho ainda não estava liberado. Logo após o hino, cada um dos componentes da mesa discorreu sobre a importância da inauguração do parquinho e da horta do CEMEI, dando ênfase na melhoria da qualidade de vida e do aprendizado das crianças.
Em seguida, as crianças do pré-escolar II realizaram uma apresentação cultural - dança coreografada em comemoração à semana da criança, chamada “Fantástico mundo das crianças”, coordenada pela professora Mary dos Santos. Mais homenagens das crianças às professoras, educadoras e demais trabalhadores do Cemei seguiram.
Ao fim das interações, houve então a inauguração oficial da horta e do parquinho, a criançada correu para conhecer as mudas e os canteiros e se divertiram bastante com os brinquedos do parquinho como balanço e escorregador.
Segundo a coordenadora do CEMEI Antônia Corrêa e Sousa, Geones Marques, a intenção do evento foi o de prestar contas com a comunidade através da inauguração do parquinho e da horta que contaram com a ajuda de vários parceiros como a Prefeitura de Santarém, setor privado, pais e moradores da região.
"O parquinho infantil foi feito através de parceria com os pais durante arrecadação em evento junino e fruto de um trabalho de educação fiscal desenvolvido por nós. Já a horta escolar teve diversos parceiros como a Defesa Civil, que nos doou toda a madeira para a construção dos canteiros, a COOPAFS que doou mudas e adubos, a Semap que nos trouxe uma oficina sobre compostagem para reaproveitarmos os restos de alimentos como adubo natural e a Semma que já nos ajudou trazendo logística e ensinamentos sobre o plantio correto além de algumas telas e mudas que nos cederam", explicou.