1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Educação fiscal é tema de reunião com gestores de escolas municipais
Educação fiscal é tema de reunião com gestores de escolas municipais Autor: Desconhecido

Educação fiscal é tema de reunião com gestores de escolas municipais

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Integrantes reuniram-se para avaliar e planejar as ações do Gmef. Foto-Ascom SemgofO Grupo Municipal...

Integrantes reuniram-se para avaliar e planejar as ações do Gmef. Foto-Ascom SemgofO Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef) realizou o primeiro encontro com os gestores, professores e técnicos de escolas municipais de Santarém para avaliação dos projetos de 2019, além de planejar as estratégias de atuação para o ano de 2020. O encontro aconteceu na última sexta-feira (24), no Parque da Cidade, e contou com a participação de representantes de 29 escolas: 16 da área urbana, seis da região de rios, quatro do planalto, duas Cemei’s, uma Umei e uma cooperativa - Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (Coopafs).

Na oportunidade, também, foram apresentados aos presentes as primeiras informações sobre o Seminário de Educação Fiscal, alusivo ao aniversário de 20 anos da Educação Fiscal no Pará. Santarém sediará o evento no mês de maio. 

Para a pedagoga Maria Valdacy Mota Evangelista, o encontro foi muito proveitoso. "Trabalhar a temática de educação fiscal nas escolas é de grande relevância para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e formação das nossas crianças. As rodas de conversas promovidas pelo Gmef têm incentivado a construção de práticas de cidadania no ambiente escolar. São momentos agradáveis de interações e trocas de experiências que só crescem, a partir desses encontros. Nossa gratidão a esse trabalho maravilhoso de orientação e acompanhamento feito pelo Grupo de Educação Fiscal de Santarém".

“Foi um momento muito importante para nós do Gmef. Percebemos que a educação fiscal tem despertado o interesse dos educandários, consolidando a participação das escolas localizadas nas áreas de rios e planalto. As premiações, municipal e nacional, têm motivado essa participação e o mais importante: tem levado a mensagem das boas práticas de cidadania fiscal. Esperamos poder continuar contando com o apoio das coordenações municipal e estadual. O nosso grupo está forte e não medirá esforços para fortalecer ainda mais a educação fiscal no nosso município”, destacou Tânia Bernardes, integrante do Gmef.

O Programa Municipal de Educação Fiscal foi criado pela lei nº. 18.034, 06 de dezembro de 2006. Seus principais objetivos são: institucionalizar a educação fiscal para o exercício da cidadania; sensibilizar o cidadão quanto a função socioeconômica do tributo, além de desenvolver o espírito crítico no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.

O Gmef é composto por representantes da Receita Federal do Brasil (RFB); Secretaria de Fazenda do Estado (Sefa-PA); Secretaria de Estado de Educação (Seduc-PA); Secretarias Municipais de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) e de Educação (Semed). O Gmef é parceiro do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Pará (Gefi).

Membros
Josilene Pinto - coordenadora do Gmef
Lourdes Tavares - vice-coordenadora do Gmef
Carla Nascimento - Semgof
Sara Silva- Semgof
Alcindo Pinho- Seduc
Lucilene Lopes- Receita Federal
Michelly Lima- Semed
Mara Nicolau- Semed
Joel Nascimento- Semed
Tânia Bernardes- Sefa

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.