O dentista é admirado pelo desenvolvimento de suas atividades que vão desde a orientação e prevenção de doenças dentárias até tratamentos em casos mais graves.Neste dia 25 de outubro são comemoradas duas datas importantes: o Dia do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal. As datas têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal, capaz de prevenir várias doenças.
A data celebra especialmente o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana. Capaz de cuidar tanto da estética quanto da qualidade da vida bucal das pessoas, o dentista é admirado pelo desenvolvimento de suas atividades que vão desde a orientação e prevenção de doenças dentárias até tratamentos em casos mais graves. O momento é dedicado ainda a conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibiliza tratamento dentário gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos santarenos, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do SUS.
O município conta atualmente com 53 profissionais dentistas que atuam em equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), laboratório de prótese dentária e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s).Parabéns a todos os dentintas!
Confira a seguir a lista das UBS’s que possuem equipes de saúde bucal: Aparecida, Maicá, Uruara, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Jaderlândia, Mapiri, Maracanã, Santarenzinho, Conquista, Floresta, Área Verde, Livramento, Santana, Tiningu, Boa Esperança, Unidade Fluvial Abaré, Vitória Régia, São Braz, Alter do Chão, Diamantino, Interventoria, Santo André, Tabocal, Cipoal, Mararu e unidade prisional. Há ainda um laboratório de prótese dentária e três CEO’s: Aparecida, Santana e Maracanã.
Para acessar aos serviços gratuitos de tratamento dentário basta que a pessoa procure uma UBS que conte com o serviço odontológico. A atenção básica é responsável pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados, apenas nos casos mais complexos.
A prevenção é essencial
A prevenção é a forma mais simples e indolor de evitar problemas bucais. A melhor notícia é que passos simples no dia a dia podem contribuir para manter sempre um sorriso saudável. A frase “A saúde começa pela boca” não poderia ser mais verdadeira. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microorganismos prejudiciais à saúde. É por isso que uma boa higiene e ir ao dentista regularmente diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais.
Confira algumas dicas:
Dica: Se você tem mais de 40 anos de idade, é, ou foi, consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.
Alguns problemas bucais mais comuns:
- Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).
- Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.
- Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins. A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual; essa é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito.
- Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.
- Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.
- Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.