1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Dia de combate a Hanseníase capacita profissionais da Atenção Básica em Santarém
Dia de combate a Hanseníase capacita profissionais da Atenção Básica em Santarém Autor: Desconhecido

Dia de combate a Hanseníase capacita profissionais da Atenção Básica em Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Profissionais foram capacitados para atuar melhor nos atendimentosCom o tema: “Se toque! Mancha na p...

Profissionais foram capacitados para atuar melhor nos atendimentosCom o tema: “Se toque! Mancha na pele e perda de sensibilidade pode ser Hanseníase”, a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na manhã desta sexta-feira (31), a programação da Campanha “Janeiro Roxo”, que visa debater e difundir conhecimentos sobre a Hanseníase. A abertura da campanha aconteceu no auditório do Centro de Informações e Educação Ambiental (Ciam), com uma capacitação com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Santarém.

“Mais uma capacitação para que nossos profissionais da atenção básica tenham as melhores condições de diagnosticar, orientar, tratar e acompanhar os pacientes para o tratamento da hanseníase. De hoje, até o próximo dia 14 de fevereiro estaremos intensificando as ações da campanha do Janeiro Roxo para o aperfeiçoamento das técnicas para avançar na melhoria da qualidade de vida de quem sofre com a hanseníase”, destacou a secretaria de Saúde, Dayane Lima, ao falar sobre a importância da campanha e do treinamento que ocorreu no auditório do Ciam.

O médico dermatologista, Flávio Bacelar, facilitador da capacitação abordando os principais eixos do encontroPara o médico da Unidade de Saúde do bairro Uruará, Karlisson Éder da Cunha Lima, as capacitações, com um especialista, são fundamentais para a melhoria dos atendimentos na Unidade de Saúde. “Essas atualizações são fundamentais, para que possamos fazer um bom exercício médico, principalmente na atenção primária, pois soma conhecimentos, atualiza informações sobre o tratamento e diagnósticos. Quando temos contato com um especialista que demonstra toda sua experiência, as novas abordagens, dá condições de tratarmos ainda melhor, os nossos pacientes, e quem ganha é a comunidade, os usuários do Sistema Único de Saúde. A Prefeitura está de parabéns por trazer profissionais como esse, para nos ajudar", frisou.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Unidade de Saúde da Conquista, Maria Lira, as informações contribuirão para o aperfeiçoamento dos atendimentos aos pacientes que são acompanhados pela Unidade. “Essa capacitação vem para melhorar ainda mais, nossa conduta nos atendimentos e no tratamento dos pacientes que são acompanhados na Unidade de Saúde em tratamento da Hanseníase (MH). Hoje tivemos informações novas para a nossa prática do dia a dia, para direcionar melhor as nossas orientações, bem como subsidiar nossas ações no momento da busca ativa. Temos 7 pacientes em nossa área que são acompanhados quinzenalmente, pelos nossos 6 enfermeiros de suas áreas de cobertura e agora, temos mais informações para nosso trabalho”, ressaltou.

O médico dermatologista, Flávio Bacelar, facilitador da capacitação explicou os principais eixos do encontro. “Estamos com esse treinamento para os profissionais da saúde da Atenção Básica, apresentado técnicas para o aperfeiçoamento de avaliações nas suspeitas na busca ativa e nos diagnósticos, as formas corretas para o tratamento da doença, sempre alertando que quando se trata de forma correta, a cadeia de transmissão é quebrada. Isso é o temos que fazer para a eliminação da hanseníase, que é buscar 01 (um) caso a cada 10.000 (dez mil) habitantes”, reforçou.

O Tratamento é gratuito e recebe acompanhamento pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde. A programação da campanha de combate a Hanseníase acontece até o dia 14 fevereiro e terá a seguinte programação:

No período de 03/01 à 07/02/2020 será realizada a semana de intensificação de busca ativa de casos suspeitos e contatos intradomiciliares em todas as unidades de saúde do município. No decorrer destes dias, as buscas de casos suspeitos e exames de contatos intradomiciliares deverão ser intensificadas, e os casos suspeitos encaminhados à UBS para avaliação e definição do diagnóstico.

No dia 14/02/2020, no Parque da Cidade, as 17h, será realizada uma educação em saúde, com distribuição de folders informativos para população em geral, ampliando a disseminação de informação acerca da doença, com objetivo de sensibilizar a sociedade em geral e orientar, contribuindo para redução do preconceito.

No decorrer da semana, enfermeiros das ESF e EACS, estarão promovendo a capacitação de suas equipes.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.