“A instituição realiza projeto ambiental envolvendo todos os alunos, ganhou coletores para material reciclável e está construindo um espaço verde”
Palestra levou informações ligadas a destinação adequada do lixo. Foto: Júlio César Antunes.
Alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Profª Francisca Eliete da Costa Muniz, situada no quilômetro 21 da Rodovia Santarém – Curuá-Una, PA-370, participaram na tarde desta segunda-feira (09) da palestre sobre a destinação correta dos resíduos. A ação é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
“Santarém produz aproximadamente 200 toneladas de lixo por dia. Ao ano, a estimativa chega a 73 mil toneladas. Isso dá para encher 10 estádios do Colosso do Tapajós e apenas 2% é reciclado”, informou o educador ambiental Rondinelly Vieira.
Escola ganhou coletores da Coopresan. Foto: Júlio César Antunes.
A intervenção socioambiental faz parte da Jornada Literária da Escola que está em sua 4ª edição e terá a apresentação de conclusão dos trabalhos entre os dias 12 e 13 de dezembro nas dependências da própria instituição de ensino.
“O projeto é o carro chefe. Como estamos num espaço bem afastado da área urbana, vimos na Jornada Interdisciplinar o resgate de envolver todas as matérias. Trabalhamos não somente a questão do meio ambiente, mas a biologia, história, artes e até a educação física”, contou a professora de artes Cristina Monteiro.
Leia também:
Na Escola Francisca Eliete, alunos e professores uniram os esforços e estão montando espaço verde.
Além disso, a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) doou dois coletares para ser trabalhado a reciclagem entre a comunidade escolar.
Alunos e professores estão montando espaço verde. Foto: Júlio César Antunes.