A Primeira Festa Literária de Santarém está democratizando o acesso à leitura sincronizando literatura e inclusão social. Fortalecendo esta proposta, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) proporcionou a experiência para alunos especiais das escolas João Batista Miléo e Francisca das Chagas.
Acompanhados pelo professor Rafael Rodrigues, os alunos da Educação Especial (AEE) visitaram o Espaço Pérola do Tapajós nesta terça-feira (12). O professor explicou que a inclusão não se trata apenas de trazer a pessoas ao meio social, mas também incluí-las em todas as atividades da escola.
“Incluir é trazer para o meio e fazer que os alunos experimentem tudo que os outros considerados normais também fazem. Auxiliamos nossos alunos deficientes auditivos fazendo a tradução por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quando conseguimos tirar um sorriso de nossas crianças é o mais gratificante. A deficiência não é limitadora”, ressaltou Rodrigues.
Leia também:
Alunos das escolas municipais Santa Cruz da comunidade do Mararu, Mário Imbiriba da Interventoria , Umei Santa Bárbara e Umei São Cristóvão também participaram da visita aos estandes, contação de histórias, música, dança e teatro de fantoches.
A pedagoga Paula Ferreira da Umei Santa Bárbara, que atende o bairro Nossa Senhora de Fátima, informou que as crianças que participaram das atividades contagiaram o espaço com muita alegria e disposição. Além disso, Paula disse que no aspecto pedagógico é um momento único, pois as crianças são inseridas no mundo literário e tem o desenvolvimento estimulado.
A Umei São Cristóvão participou da Festa Literária com a apresentação de crianças por meio do projeto Brinca Balé Mania e também com a visita de demais alunos da Unidade que puderam sair da rotina de sala de aula e participar de atividades lúdicas por meio da literatura.
A programação educativa desta terça-feira (12) da Festa Literária contou com o Projeto Arte Itinerante da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, que atende escolas da rede municipal, estadual e particular, por meio de Ações Comunitárias assim como casas de apoio e asilos. O ‘Arte Itinerante’ leva atividades culturais por meio da música, dança, contação de histórias, teatro de fantoches, pinturas faciais entre outros, voltados para todas as idades desde o baby class até o idoso.
A abertura do evento ocorreu no sábado (8) e encerra em 17 de novembro. A Feira é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Confira a programação de quarta-feira (13) da Primeira Festa Literária de Santarém
13/11 - VOZES DO IMAGINÁRIO
ARENA MULTIVOZES
9h às 11h – Escola de Artes (SEMED)
15h – PAPO CABEÇA
Apresentadora: Priscila Castro (Santarém/PA)
Tema: "O ecoar das lendas e suas impulsões"
Convidado: Newton Magno de Amorim Santos (Santarém/PA)
Intervenção Artística: Projeto Sarau Lítero-Musical da E. E. E. F. M. Pedro Álvares Cabral (Santarém/PA)
17h – RODA DE CONVERSA
Tema: "Literatura de fantasia feita no Pará"
Convidados: Zair Santos (Santarém/PA) e Lauro Roberto (Santarém/PA)
Mediação: Ediene Pena (Santarém/PA)
19h – ENCONTRO LITERÁRIO
Convidada: Wanda Monteiro (Rio de Janeiro/RJ)
Mediação: Wildson Queiroz (Santarém/PA)
20h30 – ATRAÇÃO MUSICAL
Convidado: Chourinho de Alter (Santarém/PA)
PORTAL DO CONHECIMENTO
9h às 12h – Wanda Monteiro (Rio de Janeiro/RJ)
Local: E. E. E. M. Álvaro Adolfo da Silveira