Encontro online reuniu idosos do Cras Santana. Foto-Ascom SemtrasCom o objetivo de transmitir orientação social em tempos de pandemia, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santana, realizou, nesta sextaf-feira (29), videoconferência com a participação de sete idosos, dando continuidade ao acompanhamento remoto dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
De acordo com a coordenadora do Cras Santana, Alayne Alves, essa foi a primeira videoconferência. Segundo ela, foi boa a participação dos idosos. "Foram sete idosos, mas pretendemos aumentar a participação. Muitos tiveram dificuldades para conseguir acessar, mas esse resultado foi muito bom. Sabemos que o Cras é muito importante para os idosos, muitos lutam contra a depressão e a solidão. Ficar em casa sem poder sair, muitas vezes sem ter com quem conversar pode fazer com que eles adoeçam ou fiquem deprimidos. Percebemos que esses encontros mesmo que online, possibilitam que eles conversem uns com os outros, recebam orientação sobre as campanhas sociais e sintam-se acolhidos por todos nós", observou a coordenadora.
Graça Moura foi uma das participantes da videoconferência ela disse que foi muito bom esse reencontro. “Foi muito proveitosa nossa manhã. Nos sentimos mais próximos, mesmo distantes”.
O momento contou com reflexão sobre a palavra de Deus, música e uma boa conversa entre todos. Outros encontros semanais deverão acontecer.
"Todos os nossos colaboradores estão de parabéns, cada equipe desenvolve o melhor acompanhamento, e assim, vamos vencendo esse momento de isolamento social que é necessário, estamos utilizando ferramentas importantes por meio do celular para estarmos mais próximos desse nosso público que sempre foi muito presente em nossas atividades. Vamos continuar desenvolvendo esse acompanhamento remoto por meio dos nossos oito Cras", destacou a titular da Semtras, Celsa Brito.
A secretária destacou ainda que a ideia é que os idosos que foram identificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como grupo de risco devem permanecer em suas casas.
"A Prefeitura vem unindo esforços para que os atendimentos necessários cheguem a eles sem que precisem sair de suas casas como o casos do ‘Telemedicina Covid-19 para Idosos. Um serviço voltado para a melhor idade, que adota a tecnologia, por meio de teleconsultas, para atender pessoas que possuem 60 anos ou mais e estão com sintomas gripais".
Serviço: Telemedicina Melhor Idade por Zonas
Zona Norte - Cel. 99202 – 7939
Centro, Santa Clara, Aldeia, Fátima, Aparecida, Laguinho, Mapiri, Caranazal, Liberdarde, Salé, Santíssimo e Prainha.
Zona Oeste - Cel 99118 – 7664*
Santarenzinho, Alvorada, Conquista, Elcione Barbalho, Maracanã, Maracanã I, Nova Vitória, Novo Horizonte, São Cristovão, Res. Salvação, Nova Jerusalém, Amparo e Vista Alegre do Juá.
Zona Leste - Cel. 99168 – 2714
Livramento, São José Operário, Uruará, Área Verde, Jutaí, Urumari, Maicá, Pérola do Maicá, Jaderlândia, Urumanduba, Santana e Vigia.
Zona Central - Cel 99204 – 2931
Esperança, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Interventoria, Diamantino, Floresta, São Francisco.
Zona Sul - Cel 99235 – 0281
Nova República, Santo André, Matinha, Ipanema, Cambuquira, Vitória Régia e Mararu.