Atendimentos na comunidade quilombola João Pereira. Foto-Ascom Semsa
A equipe do ambulatório itinerante esteve na comunidade quilombola João Pereira e no bairro Caranazal levando atendimento médicos em geral, com atenção especial para pacientes com síndrome gripal ou com sintomas de Covid-19.
Na quinta-feira (3), na comunidade João Pereira, foram realizados 102 atendimentos, sendo 16 de escuta inicial e orientações gerais e 1 visita domiciliar. Outros 86 foram de clínica médica. As medicações dispensadas chegaram a 1.201, com a realização de 64 testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites B e C. Foi feito apenas 1 teste rápido para Covid-19, com resultado negativo. Notificações chegaram a 20.
Na sexta-feira (4) foi a vez do bairro Caranazal. Foram realizados 154 atendimentos: 59 de escuta inicial e orientações gerais e 105 de clinica médica. As medicações dispensadas chegaram a 1.318, com a realização de 104 testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites B e C. Foram feitos 3 testes rápidos para Covid-19 e todos apresentaram resultado negativo.
O ambulatório itinerante foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no início da pandemia, e desde então já levou atendimentos a dezenas de bairros e comunidades rurais.
Atendimentos no bairro Caranazal. Foto-Ascom Semsa
Os serviços fazem parte da estratégia para detectar pacientes infectados pelo novo Coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.
Seguindo o cronograma, o ambulatório visita ainda o bairro Caranazal neste sábado (5), no Mercadão 2000 e o bairro Bela Vista do Juá na quarta-feira (9).