Em agosto, ambulatório itinerante realizou 2.502 atendimentos e distribuiu 23 mil medicamentos. Foto-Ascom Semsa
O ambulatório itinerante cumpriu mais um mês garantindo serviços de saúde a toda Santarém. Em agosto foram 2.502 atendimentos em 22 bairros e/ou comunidades, sendo 920 de escuta inicial e orientações gerais, outros 1.566 de clínica médica, com 6 visitas domiciliares e 2 atendimentos em drive thru. As medicações dispensadas chegaram a 23.509.
Testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites chegaram a 2.319. Em relação à Covid-19 foram 392 notificações e 6 remoções para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Foram 105 testes rápidos dos quais 52 apontaram resultado positivo e 53 resultado negativo.
O Ambulatório itinerante foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no início da pandemia do novo Coronavírus e desde então já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas.
Os serviços fazem parte da estratégia para detectar pacientes infectados pelo novo Coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.
Jaderlândia - Na última etapa de agosto, a equipe esteve no bairro Jaderlândia, na segunda-feira (31). No local foram realizados 144 atendimentos, dos quais 31 foram de escuta e orientações. Atendimentos de clínica médica chegaram a 103, com realização de 112 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, e 1.929 medicamentos distribuídos. Em relação ao Covid-19, foram 30 notificações com a realização de 10 testes rápidos, dos quais 5 foram positivos e 5 negativos.
Agenda de setembro - Em setembro as atividades continuam. A primeira etapa ocorre na comunidade Pajuçara, região do Eixo Forte, nesta quarta-feira (2). Até o dia 5 de setembro, o ambulatório itinerante percorrerá ainda: comunidade quilombola João Ferreira, Bairro Caranazal e o Mercadão 2000.