Autor: Alailson Muniz
O Comitê de Gestão e Crise para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em Santarém reuniu na tarde desta quinta-feira, 3, para alinhar e decidir sobre ações que impeçam o avanço da covid-19 no município.
Durante a reunião ficou decidido que os órgãos municipais fiscalizadores realizarão ações mais intensas pela cidade afim de coibir condutas que colaborem para a disseminação da doença e conscientizar sobre o uso obrigatório de máscaras. Também será retomado o diálogo com a Câmara Municipal para colocar em pauta de votação Projeto de Lei que disciplina com a pena de multa o cidadão que não cumprir a determinação do uso obrigatório de máscara.
Por último, a Vigilância Sanitária do município, o Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Saúde do Pará e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão elaborar, em até quinze dias, um relatório detalhado sobre a infecção por covid-19 em Santarém. O documento será apreciado pelo Comitê de Crise para subsídio de decisões sobre novas medidas de proteção.
“Os dados do relatório mostrarão como o vírus está se comportando no município e servirá de base para tomada de novas decisões. O uso de máscaras continua sendo obrigatório e não devemos baixar a guarda. O ambulatório Itinerante não parou nem a Unidade de Saúde Descentralizada, mas é de extrema importância que todos colaborem para enfrentarmos esse vírus até que chegue a vacina”, disse o prefeito Nélio Aguiar, que presidiu a reunião no Palácio Jarbas Passarinho.