Autora: Alciane Ayres
Encerrou na noite de domingo (13), o Festival de Cinema de Alter do Chão (FestAlter), neste 2020 na versão digital por conta da pandemia Covid-19. "Nessa última Live, que divulgou os vencedores, a visualização foram de 5.838 pessoas. A plataforma Fest Alter Play contabilizou no período 09 a 13 de dezembro 9.762 inscritos e devido centenas de pedidos, será mantido o conteúdo do evento a disposição mesmo após o encerramento", disse o organizador "Locca Faria".
A plataforma FestAlter Play manterá todo o conteúdo produzido, palestras, debates, homenagem ao poeta Aldir Blanc, Lives, depoimentos e musicais. As Mostras Competitiva, Paralela, Especial e Convidados ficarão com os filmes autorizados por seus produtores e diretores. O cadastro continua em aberto, gratuitamente e com conteúdo disponível 24 horas.
Locca informou que "no link estão anunciados oficialmente todos os vencedores do Festival de Cinema de Alter do Chão 2020 com os vídeos de agradecimento de, inclusive o prêmio do Voto Popular". E cadastrar no link:
https://festivaldealterdochao.com.br/festalterplay/vencedores-festalter-2020/
O titular da pasta da cultura no município de Santarém, Luis Alberto Figueira, destacou o sucesso da arte do cinema do FestAlter. E agrega que o êxito na versão virtual é reflexo desde a primeira edição. "Em 2017 quando fomos procurados pelo cineasta Locca, o governo municipal abraçou o projeto e foi executado em 2019. Nós apoiamos por acreditar que a arte do cinema é um novo horizonte para o povo da Amazônia por meio dessa arte, e principalmente do mostrar com grande abrangência Santarém, a Vila de Alter do Chão ao mundo. Mesmo em meio a pandemia Covid-19, a estratégia foi pela plataforma digital e aqui reitero o esforço dessa realização do FestAlter 2020 a todos os envolvidos ", disse Figueira.
O homenageado do FestAlter 2020 foi o artista Aldir Blanc Mendes (Aldir Blanc), nascido no Rio de Janeiro em 02 de setembro 1946, ingressou no curso de medicina aos 20 anos e se especializou em psiquiatria, mas deixou a profissão em 1973 para se dedicar exclusivamente à música. Faleceu em maio 2020 Blanc é autor de vasta obra musical e literária, como "O Bêbado e a Equilibrista", feita com João Bosco e eternizada na voz de Elis Regina. O FestAlter exibiu com exclusividade clipes musicais gravados e revelações da vida dele com depoimentos de familiares, amigos e parceiros na música.