André dos Santos Cabral e Maria do Céu: inclusãoCom o tema central ‘Os desafios da Pessoa com Deficiência na Atualidade: A Inclusão começa com você’ aconteceu, nesta sexta-feira (30), no auditório da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará - Eetepa Santarém, o III Fórum de Discussão da Pessoa com Deficiência de Santarém. A programação contou com a apresentação cultural e palestras sobre “A inclusão começa por você com abordagens Escolar e na Saúde”.
Um dos palestrantes veio da capital do Estado, André dos Santos Cabral, fisioterapeuta da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e que trabalha na coordenação da Pessoa com Deficiência. Ele contou que participou, em Belém, de um Fórum que também tratou sobre a questão da saúde da PCD. “A inclusão plena do indivíduo com deficiência é um tema importante, mas existem alguns pontos para ser trabalhados no futuro, para que esse indivíduo possa ter uma melhor organização para acesso a assistência a saúde”, comentou Cabral.
Palestras abordaram diversos temas ligados à inclusãoMaria do Céu Assis da Silva - Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência de Santarém (CMPDS), observou que em anos anteriores o Fórum era promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, esse ano, o Conselho realizou o evento com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Ela destacou a importância de se debater os dois temas: educação e saúde. “A cada Fórum, nós trazemos palestras que discutem temas que viabilizem a inclusão. Educação e saúde, hoje, são duas vertentes que estão sendo muito discutidas, pois o indivíduo precisa estar sendo educado e ter acesso a saúde e é algo que precisa ser trabalhado, porque ainda falta muito para melhorar.”