Força-tarefa da PMS no combate ao mosquito Aedes aegypti na Matinha. Foto-Ascom Semsa
O combate ao mosquito Aedes aegypti avança no bairro da Matinha. A força-tarefa iniciou nesta terça-feira (31). Ela é uma ação integrada, realizada por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Infraestrutura (Seminfra), com o objetivo prevenir e combater a dengue, chikungunya e zika vírus no município.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, desde a última sexta-feira (27), a Prefeitura está na Matinha, ocasião em que os Agentes de Combate a Endemias atuaram na eliminação de 173 focos do mosquito.
"Hoje, os agentes da limpeza, por meio do projeto Cidade Limpa iniciaram a coleta dos entulhos, que foram colocados em pontos estratégicos das vias. Este serviço busca tirar do bairro os entulhos que possam se tornar um criadouro do mosquito e a proliferação das doenças causadas por ele", explicou Dayane.
“É um trabalho muito importante, uma boa atitude. Não adianta a gente só furar os recipientes, se nos quintais de outros moradores têm entulhos para a proliferação do mosquito. Isso já ajuda bastante para eliminar os focos, prevenindo doenças”, afirmou o morador Silvano Mendonça, que reside no bairro há 12 anos.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Matinha, Aldomiro Sousa, avaliou o trabalho. "O trabalho aqui na Matinha está sendo muito proveitoso. Os Agentes de Endemias vieram e andaram de casa em casa. Teve o carro som informando para colocar o lixo para a coleta, ainda alertando para a limpeza dos quintais. Tive uma grande tristeza em saber que o bairro da Matinha tinha um grande foco do mosquito, mas quando a prefeitura me ligou, eu fiquei muito alegre, coloquei as informações logo nos grupos e todo mundo foi avisado para ajudar na campanha. Eu peço que o governo municipal venha outras vezes e nós vamos continuar ajudando, para combater esse mosquito que faz tanto mal. Acompanhei de perto, tiramos fotos, então para nós do bairro, está sendo maravilhosa essa ação”.
O chefe da equipe II do Cidade Limpa, João Lucas Nascimento, informou que o projeto segue um cronograma específico. "Estamos seguindo um cronograma do projeto, tem uma equipe no bairro da Floresta e aqui na Matinha, em apoio à força-tarefa de combate ao mosquito", destaca.
A força-tarefa está com uma equipe composta por 10 profissionais, tendo o apoio de seis caçambas e uma carregadeira, para a remoção dos entulhos. Na equipe, há mais seis profissionais da limpeza que vão na frente para ajudar os moradores e orientá-los. A equipe permanece na Matinha até recolher todos os entulhos.