Aproximadamente 70% das obras do Projeto Orla já foram executadas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o que representa um investimento de R$ 48.464,814,70. Os trabalhos no local iniciaram no dia 14 de dezembro e só foram possíveis após liberação de recursos advindos do Ministério da Integração Nacional.
Assista o vídeo:
"A Orla apresentava problema estrutural há décadas. Estava colocando em risco transeuntes, prejudicando o comércio sem falar da aparência velha. Em 2017, o Ministério da Integração Nacional se comprometeu com o povo santareno e hoje contamos com esta obra importante em andamento e cumprindo todos os prazos. Com a conclusão da Orla, Santarém vai ficar mais bonita. A obra representa mais que beleza e organização para a frente da cidade, é um serviço que vai contribuir diretamente para a contenção da enchente do rio Tapajós, colaborará com o fortalecimento do economia local, e acima de tudo, fará a integração regional com os municípios vizinhos", destacou o prefeito de Santarém Nélio Aguiar.
A empresa Mello de Azevedo é a responsável pela obra sob a fiscalização e monitoração diária de técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). "A empresa está trabalhando com diversas frentes de serviços: aplicação das fundações, execução de aterro, execução de cravação de estacas, entrocamento, limpeza da praia em frente a Marinha (recompondo a praia) e casas de bomba de sucção", explicou o engenheiro civil Cledimar Augusto.
A Seminfra destacou que a empresa executora das estacas de fundação dos blocos de coroamento chegará à cidade nos próximos dias para aproveitar a descida do nível do rio e concluir a instalação das estacas de presso-ancoragem, e assim finalizar o assentamento das placas pré-moldadas.Obras seguem em ritmo acelerado
O engenheiro ressaltou que as equipes já iniciaram a demolição das tampas de concreto e a inspeção da parede interna, para a construção das casas de bombas, que serão localizadas na Travessa Augusto Montenegro e Travessa 2 de Junho. "Estamos acompanhando todos os serviços por conta do Círio de Nossa Senhora da Conceição, que será dia 25 de novembro. As equipes também estão trabalhando nas casas de bomba, na escavação e aterro ao longo da Orla para garantir acesso das pessoas aos pontões de lanchas", finalizou.
Sobre a obra:
Sob a responsabilidade da Construtora Mello de Azevedo S/A, a obra é dividida em 3 metas:
1ª Meta- Muro de contenção
Extensão: 1.640m
Perímetro: Travessa Augusto Montenegro até o Bosque da Vera Paz
2ª- Meta- Píeres
Quantidade: 6 unidades ao longo do muro de contenção
3ª Meta- Casas de Bomba
Quantidade: 2 unidades
Localização: Travessa Augusto Montenegro e Travessa 2 de Junho