Vinte moradores da comunidade São Miguel, na região do Arapiuns, participaram do curso de manipulação de alimentos ministrado na comunidade São Marcos. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo é democratizar o acesso à qualificação dos comunitários que vivem em regiões mais afastadas da área urbana da cidade.
Dona Dilaney, coordenadora de artesanato de São Marcos, agradeceu a iniciativa. Segundo ela, devido a distância, as pessoas sentem dificuldades em buscar capacitação profissional em Santarém.
"A gente nunca teve um curso assim aqui na comunidade. E é muito difícil pra nós termos que ir pra Santarém, porque é longe e nem todo mundo tem condições. Nós estamos muito felizes. E já estamos combinando mais dois cursos pra cá", argumenta.
A capacitação contou com aulas teóricas e práticas sobre higiene, manipulação, armazenamento, controle de preparo, distribuição e exposição de alimentos. O objetivo é fortalecer a gastronomia tradicional dessas comunidades, aprimorando as técnicas de preparo e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços a fim de incentivar o turismo de base comunitária na região.
Desde o início da atual gestão, 1.657 pessoas das regiões de planalto, rios e zona urbana do município foram capacitadas com oficinas e cursos voltados para o turismo. Para o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, o aperfeiçoamento profissional é uma das frentes de trabalho do governo municipal, através da Semtur, para garantir a satisfação dos turistas.
"Esse trabalho de levar qualificação para comunidades de rios é uma das metas que traçamos para 2019. É uma grande felicidade saber que estamos conseguindo cumprir esse desafio, mesmo nas comunidades mais distantes que exigem um planejamento de logística maior. Essas comunidades tradicionais já estão recebendo turistas e nós precisamos garantir que esse público seja bem atendido e que os comunitários tenham condições de oferecer produtos com qualidade e segurança", ressalta o secretário.