1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Centro Cultural será incluído em campanha do Fórum de  Acervos Arqueológicos nas Redes
Centro Cultural será incluído em campanha do Fórum de  Acervos Arqueológicos nas Redes Autor: Desconhecido

Centro Cultural será incluído em campanha do Fórum de  Acervos Arqueológicos nas Redes

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Realizada pela Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e a Rede de Museus e Acervos Arqueológicos...

Realizada pela Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e a Rede de Museus e Acervos Arqueológicos (Remaae), a campanha “IV Fórum  Acervos Arqueológicos nas Redes” é uma estratégia prévia de ampliar o debate e a visibilidade da discussão sobre política de acervos arqueológicos. Pela primeira vez, o acervo do Centro Cultural João Fona (CCJF), especificamente, as cerâmicas, mais procuradas por visitantes e turistas, dentre os pesquisadores estarão fomentando esse chamado ao Fórum previsto para ser realizado em 2021, em Belém.

Segundo a Chefe de Seção de Atendimento ao Turista do CCJF,  Patrícia Chaves,  a inclusão na campanha  será feita por meio de gravação em vídeo.

“Esse movimento de pré-chamado é uma estratégia em proporcionar mais visibilidade das riquezas históricas dos acervos pelo Brasil, considerando os desafios e as particularidades de cada instituição. E principalmente nesse período de pandemia, as limitações de acesso devem ser seguidas com rigor. Inscritos nessa campanha vamos nos aproximar, pela internet, de mais pessoas para que tenham conhecimento sobre a nossa arqueologia. Estamos alinhando para a participação de servidores quando ocorrer o IV Fórum Acervos Arqueológicos na temática Política de Acervos Arqueológicos. Seria realizado em dezembro deste ano, mas devido a pandemia foi adiado”, explicou.

O vídeo foi gravado na tarde desta quarta-feira (05), e contou com a participação voluntária do arqueólogo Mauricio Rabelo, que relata sobre a importância do acervo como fonte de pesquisa. Ele é recém-formado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e abordou no Trabalho de Conclusão de Curso a cerâmica Santarém encontrada principalmente no baixo rio Tapajós (Santarém-PA) e a Konduri no baixo e médio rio Trombetas (Oriximiná-PA), ambas existentes em exposição no Centro Cultural João Fona.

“A peças arqueológicas enriquecem o acervo do Centro Cultural. É importante disseminar mais ainda a participação dessa campanha nas redes  e fortalecer externamente esse conhecimento histórico dessa grandiosa Amazônia e mostrar como estão salvaguardados dentro deste prédio histórico. A coleção existente aqui, tanto da cerâmica Santarém e Konduri proporcionou êxitos na minha pesquisa de conclusão de curso, principalmente ao entendimento das diferenças e semelhanças nessas duas cerâmicas encontradas em cidades próximas. Fui bem recebido pelos servidores no período de 03 meses que estive nos processos de pesquisa e análise”, disse Rabelo.

Assim que o vídeo for inscrito, a publicação será divulgada nas redes sociais do  Fórum Acervos Arqueológicos

Instagram: @forumacervos

Facebook: Fórum Acervos Arqueológicos

Sobre o Centro Cultural João Fona (CCJF)

 O CCJF foi criado por meio da Lei Municipal de nº 13.791 de 27 de agosto de 1991. Utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação, nas dependências, de salas museológicas, fixas e transitórias. 

O prédio histórico da Prefeitura de Santarém na égide da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867, e inaugurada em 1868, tendo abrigado o Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública.

 

Mais informações

Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc

Contato: (93) 99179-4634

E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.