4. Cemei Profª Marilda Vasconcelos Soares Borari realiza projeto em alusão à Semana dos Povos Indígenas
Cemei Profª Marilda Vasconcelos Soares Borari realiza projeto em alusão à Semana dos Povos Indígenas Autor: Desconhecido

O Centro Municipal de Educação Infantil Profª Marilda Vasconcelos Soares Borari, da Vila de Alter do Chão, realiza desde a quarta-feira (24) e segue até o sábado (27) o Projeto denominado "Valorizando nossa Cultura", em alusão a Semana dos Povos Indígenas. Essa é a primeira de quatro etapas do projeto. Nessa primeira etapa o foco é destacar a Cultura dos povos Borari. Em 4 dias as crianças irão conhecer um pouco mais sobre as danças, costumes, comidas típicas, cura através da plantas medicinais e rituais indígenas. O projeto conta a participação do cacique Borari e demais integrantes do movimento indígena de Alter do Chão.

"Por sermos um centro indígena dentro de Alter do Chão, buscamos iniciar um projeto que nossas crianças pudessem conhecer de forma aprofundada os nossos costumes, nossa cultura. A nossa ideia é que no próximo ano esse projeto seja incluído dentro da atividade anual, para que se torne a nossa prática pedagógica", afirmou a coordenadora do Cemei de Alter do Chão, Ana Lúcia Lobato.

O Centro Municipal de Educação Infantil Profª Marilda Vasconcelos Soares Borari atende 94 crianças de 01 a 04 anos de idade, nos horários da manhã e tarde.

A Primeira etapa do Projeto "Valorizando nossa Cultura" encerra no sábado (27). As atividades iniciam às 9h e serão voltadas aos funcionários do Cemei e movimento indígena, denominada "Xibé do Cemei Borari", que consiste com uma espécie de culminância do projeto.

Confira as próximas etapas do Projeto:
2ª etapa: de 05 a 07 de junho – será trabalhado o tema "Minha terra meu lugar", focando diretamente na questão da preservação ambiental.
3ª etapa: 26 a 28 de agosto – será trabalhado o tema "Lendas e crenças", focando nas histórias do povo Borari.
4ª etapa: 19 a 23 de setembro – será trabalhado o tema "brincando de Çairé", focando na maior festa religiosa da Vila de Alter do Chão e do Oeste do Pará.

Contato: Ana Lúcia Lobato – coordenadora Cemei Profª Marilda Vasconcelos Soares Borari