Com a chegada do período momesco, quando em Santarém há uma grande variedade de opções para a brincadeira do carnaval, tanto em espaços púbicos, quanto em locais privados, também surge a preocupação em alertar os foliões em relação aos danos à saúde pela contaminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) /AIDS/HIV e hepatites virais. Visando promover ações de prevenção, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou ontem, sexta-feira (07), no Parque da Cidade o Circuito de Prevenção, que este ano traz o tema Brinque o carnaval, só não brinque com a sua saúde. O Circuito é coordenado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE).
"Os índices de infestações na região Oeste do Pará são preocupantes. Nosso objetivo é trabalhar mais para sensibilizar a população santarena quanto aos cuidados de prevenção. Muitas pessoas de outros municípios da região e de outros estados aproveitam os feriados para visitar a nossa cidade e este evento dá início a essa sensibilização, com repasse de informações em conversa e em panfletos e distribuição de preservativos, pois a prevenção sempre é a melhor solução para quem quer ter uma vida saudável”, detalhou a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima.
A coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, avaliou como positiva a primeira atividade do Circuito. “Essa primeira ação fui bem produtiva. Nossos profissionais orientaram a todos quantos aos riscos do não uso de preservativos no carnaval. A 9º Regional da Sespa também esteve parceira da Semsa e vamos continuar com essa integração de esforços para a redução de infecções, sensibilizando a nossa população para a adoção práticas seguras para a promoção da saúde”, destacou.
O técnico em Enfermagem, Francisco Lopes Lima de 27 anos, que praticava atividade física no Parque da Cidade, aproveitou para receber orientações e fazer os testes. “É muito importante ações como estas porque nem todas as pessoas tem um tempo disponível para ir até ao CTA, receber esse atendimento imediato. Vir aos espaços público é a possibilidade das pessoas conhecerem melhor sobre as infeções sexualmente transmissíveis e nesse período de folia é mais importante ainda, pois muita gente na euforia acaba se esquecendo de se prevenir”, ressaltou.
Na ação foram realizados 360 testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, com distribuição de 1.152 preservativos masculino, 120 preservativos feminino e 360 géis lubrificantes e folder e orientações de prevenção.
Acompanhe as outras ações do Circuito de Prevenção
14/02 – Universidade Federal do Oeste do Pará - Campus Tapajós - 08h às 13h
22/02 – Carnaval na Praça de Eventos – 17h às 22h
23/02 - Praça do Tiradentes – Terminal de ônibus – Alter do chão – 15h às 21h
24/02 - Praça do Tiradentes – Terminal de ônibus – Alter do chão – 15h às 21h