4. Carnaval da integração reúne idosos dos Cras Alter do Chão e Mojuí dos Campos
Carnaval da integração reúne idosos dos Cras Alter do Chão e Mojuí dos Campos Autor: Desconhecido

Carnaval da integração reúne idosos dos Cras Alter do Chão e Mojuí dos Campos

Agencia Santarém

Com objetivo de promover a interação social e troca de experiências entre os grupos dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) promoveu o Carnaval da Integração entre usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mojuí dos Campos e do Cras Alter do Chão, na tarde de sexta-feira, 1º de março.

Quarenta idosos do Cras de Mojuí dos Campos enfrentaram a distância de aproximadamente 70 quilômetros do município até Alter do Chão sem perder a energia para brincar. Animados, foram recepcionados por mais 49 idosos que já esquentavam a festa com alegria. Houve escolha do folião mais animado, melhor fantasia e demais componentes da quadra carnavalesca.

Também participaram da folia as equipes dos Centros, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) Marlen Ribeiro, a coordenadora do Cras Alter do Chão Jozimara Damasceno e o pedagogo Ednelson Sousa.

"O Carnaval foi animadíssimo, ninguém conseguiu ficar parado. Todos dançaram e se conheceram, mataram as saudades e se integraram. A festa foi linda e contamos com quase noventa usuários. Recebê-los foi contagiante e importante para nós da Assistência Social de Santarém, pois presenciamos a alegria que esse encontro proporcionou. Que esse tipo de integração seja realizada mais vezes. Estamos sempre de portas abertas para recebe-los", pontuou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

A coordenadora da PSB que coordenada os 8 Centros do município Marlem Ribeiro, também ficou feliz em receber o grupo. "Mais um momento especial que ficará guardado em nossas lembranças, vê-los interagindo, fazendo novas amizades, alegres, realmente não tem preço".

Welitgton Abreu orientador social do SCFVI do Cras de Mojuí dos Campos contou que esteve pela primeira no Cras Alter do Chão com os usuários de sua cidade. "É de suma importância esse trabalho de integração que possibilita os vínculos socioafetivos e morais para o público da terceira idade. É muito importante proporcionar essas atividades diferenciadas".

A usuária do Cras Alter do Chão, 72 anos, Almira dos Santos Martins, contou sobre a felicidade em ser anfitriã do grupo. "Eu gostei muito de estar nessa integração, já fazia algum tempo que não recebíamos essa visita. Essa é primeira vez do ano que recebemos os nossos vizinhos de Mojuí dos Campos. Essas ações fortalecem a amizade e troca de experiências. Ganhamos muito nessa tarde".

"Fazia pouco mais de 3 anos que não vinhamos aqui, gostei demais da festa, muito alegre, muito bom, nós gostamos muito de dançar e estar com os nossos amigos daqui de Alter do Chão. Foi um presente", contou animada a usuária do Cras de Mojuí dos Campos Idelita Lopes, de 68 anos.